Paripe.net

7 cuidados que devemos ter ao comprar um apartamento na planta

Imagem Responsiva
Imagem Responsiva
Imagem Responsiva
Imagem Responsiva

Vai comprar um apartamento na planta? Então, siga essas orientações para realizar uma aquisição segura. Não acreditar no conto da compra perfeita 

A economia em comprar um apartamento na planta ( em construção ), em alguns casos pode chegar até 50%.

Com isso você pode se empolgar, mas não deve esquecer que na construção pode existir muitos atrasos, promessas que não são cumpridas, revestimentos trocados, má qualidade dos acabamentos e até fraudes, que fazem a obra ficar parada ou até mesmo ser cancelada. A empolgação é normal, pois a compra de um imóvel na planta é um evento, porém os clientes não devem se descuidar.

Encontre um apartamento que caiba em seu bolso 

Parece óbvio não é? Não é.
Muita gente se encanta com um apartamento e tenta se adaptar ao valor dele. Mas é preciso entender que não são apenas as prestações, mas também a entrada, documentação e todas as taxas.
E para saber se realmente é uma boa compra compare o valor do ap que gostou com um similar que já está no mercado para saber se realmente está barato.

Eu sei o que você fez no verão passado 

Tentei deixar um título engraçado, mas o assunto é sério.
Conheça o passado da sua construtora. Veja forúns na internet, páginas do instagram, Procon e se possível vá até prédios que já estão com moradores e verifique como foi a entrega da obra. Observe se tem alguma alteração estrutural e se os moradores estão satisfeitos.

Guarde até os panfletos 

Parece exagero, mas não podemos vacilar. Eu sei que tem muitos profissionais de respeito e que não olham apenas para números e sim sonhos, mas infelizmente nem todos são assim. Mesmo que tenha seguido a instrução acima e tenha sido satisfatório, seja prevenido.

Guarde e faça cópia de tudo o que for relacionado à compra, desde o primeiro contato. Folders e materiais publicitários, cálculos do corretor de imóveis, cópia do memorial de incorporação, recibos e tudo.

E só compre se tiver memorial de incorporação ( vai te garantir a regularidade jurídica do empreendimento), pesquise e exiga todos os documentos necessários na hora do contrato. Se não tiver todos os documentos exigidos pela prefeiturta a obra é ilegal.

Cuidado com a entrega das chaves 

Contrate um advogado para entender o contrato e todo o jogo de números que eles fazem. A entrega das chaves pode se tornar um pesadelo ao invés de ser a concretização de um sonho. Pesquise, peça ajuda e entenda como será o seu processo.

Muitos contratos condicionam a entrega das chaves à quitação de todas as obrigações assumidas. Ou seja, você precisa ter pago todas as prestações que combinou com a construtora e efetivado o financiamento. Mesmo que a data de entrega seja adiantada.

Cuidado com os planos de financiamento que eles oferecem.
Fique de olho!

Faça parte da obras 

Isso é sério. Visite a obra em diversos momentos. Vá em dia de chuva para ver como é a drenagem da rua, aos finais de semana para conhecer o movimento de bares e restaurantes e se eles não atrapalham a entrada e saída do prédio. Tente conversar com seu futuro vizinho.
Analise se a obra está igual ao projeto da maquete e se eles estão no prazo do cronograma.

Se não registrar não é seu 

Essa parte só finaliza todo processo burocrático da compra de um apartamento na compra. Mas quem disse que sonhos são fáceis?
Não pode piscar em nenhum momento, então preste atenção que o contrato ou a escritura não representa a transferência do imóvel, ele é só uma parte dela.
A transferência definitiva do apartamento só é concretizada quando é registrado no cartório de imóveis.

Carta aberta a você 

Esse momento é muito importante em sua vida. Então para que tudo seja mais tranquilo e você consiga aproveitar essa etapa, entenda todo o processo e faça a compra com segurança. Jamais por impulso.
Lembro das feiras que fui para comprar minha casa, tinha alguns corretores que diziam até que ganhariamos um carro na garagem.

Mas se você souber quanto realmente tem para investir, e ficar de olho aberto para as propostas tentadoras. Você conseguirá fazer a compra do tão sonhado apê e ser feliz em todo o processo.

Solicite ajuda de amigos que já compraram, ouçam os perrengues e experiências. Se fizer tudo com cuidado e pés no chão vai dar tudo certo.
Desejo que encontre seu lar e que pessoas do bem cruzem o seu caminho.

Por Jilsara Silva
@jilsarainteriores