Paripe.net

5 passos para comprar a sua casa sem dor de cabeça

Imagem Responsiva

1. Organize suas finanças

Aconselha-se criar uma reserva e é importante pensar nos imprevistos como doença, queda de renda e etc. Não esquecer de levar em conta o custo de vida do bairro que deseja morar. Seja realista com as suas condições. Sonhe, mas com responsabilidade.

2. Compre do proprietário

Parece brincadeira, mas esse é o primeiro passo. Verifique se a pessoa realmente possui a propriedade do bem. Quem nunca viu alguém vendendo a casa nas pressas e aceitando qualquer valor. Mas cuidado! Verifique se tem herdeiros, se está na justiça ou divórcio sem definição de bens. Enfim são muitos os motivos.

3. Documentação

E para evitar dor de cabeça com o motivo anterior, analise os documentos da casa e dos donos.

Dica ouro: Para confirmar quem é o dono peça com jeitinho para ver as contas da coelba ou embasa. Porque por lei, o dono do imóvel é aquele que está registrado nas contas.

Se o proprietário disser que a casa é legalizada e que paga impostos, verifique se não tem atrasos ou nenhum outro tipo de dívida. Não abra mão do contrato com cláusulas que te proteja.

4. Preço e qualidade não é o mais importante

Calma! Mas de que adianta morar em uma casa bonita e o lugar não ser legal para a sua família?

E já pensou comprar uma casa com um preço baixo e precisar fazer uma reforma que terá o mesmo custo de construir outra.

Você precisa levar tudo isso consideração. Não pense que uma casa boa vai suprimir uma vizinhança ruim ou que a reforma irá compensar o valor que pagou.

5. Realize uma vistoria

Não é porque a sua nova casa não é de construtora que não precisa de vistoria. Te garanto que precisa. Pois o prejuízo pode ser maior que uma nova em folha. Antes de bater o martelo precisa analisar todas as condições da casa. Se todas as contas são independentes, se a hidráulica é privada ou compartilhada com o terreno ou casa de vizinhos.

Olhar a estrutura, as esquadrias, paredes, piso, absolutamente tudo. Só assim você vai saber se está fazendo uma boa compra e quanto vai gastar para reformar.

Carta aberta a você

Pode ser que você não encontre a casa dos sonhos pronta para morar, mas coloque tudo no papel. Custo, bairro, vizinhança e tudo que for importante para você. E isso tem que pesar. Depois disso você pode transformar a sua melhor opção na casa dos seus sonhos.

Por Jilsara Silva
@jilsarainteriores