Em dezembro, Salvador será ocupada pela potência das artes e das culturas de suas periferias. A Fundação Gregório de Mattos, em parceria com a Associação Conexões Criativas, promove a "Temporada Acelera Boca de Brasa", que reúne 15 artistas e grupos em um total de 56 sessões de projetos de artes visuais, audiovisual, dança, literatura, música, performance e teatro, numa programação totalmente gratuita, em 13 diferentes espaços da cidade. O Subúrbio é um dos territórios que recebem esta agenda, com os trabalhos da Cia de Teatro JÁÉ, da atriz Déa Rodrigues, do Balé Jovem de Salvador e do cantor Vittor Adél, que se apresentam no Espaço Cultural Boca de Brasa Subúrbio 360º, além do Samba de Roda de Tubarão, que se apresenta nas ruas de seu bairro.
Atuante desde 2018, a Cia de Teatro JÁÉ se destaca na cena cultural de Valéria. O espetáculo "A Coisa Vai Ficar Preta" é um grito de resistência e visibilidade às iniciativas que buscam transformar a sociedade por meio da arte, fazendo do teatro um grande agente de intervenção e mudança social. Com dramaturgia e direção de Agatha Virgens, fundadora da companhia, a peça é uma homenagem à história, à cultura e à luta da comunidade negra, protagonizada por um elenco de crianças negras que trazem à cena ícones históricos e símbolos de representatividade e empoderamento. A obra celebra a diversidade e promove um espaço de inclusão e reflexão sobre a igualdade racial e terá duas sessões, nos dias 3 e 4 de dezembro (terça e quarta), às 14h30 – no primeiro dia, com tradução em Libras.
Com 12 anos de carreira, Déa Rodrigues estreia seu novo espetáculo solo, "Bandeira 2", baseado em histórias vividas por ela mesma, que entrelaçam o cotidiano e a ficção. Com graça e leveza, o roteiro é construído a partir da sua experiência como artista e taxista. O cenário é inusitado: o seu próprio táxi, também parceiro de cena. Em interação direta com o público, a peça é uma comédia que pisa o pé no acelerador e uma declaração de amor à experiência de dirigir com afeto em tempos desgovernados de aplicativos de transporte. A apresentação será no dia 5 de dezembro (quinta), às 18h30.
Logo em seguida, na mesma data, às 19h30, chega o Balé Jovem de Salvador. Criada em 2007, a companhia de formação em dança tem o propósito de promover a capacitação profissional, contribuindo para a inserção de jovens artistas locais no mundo do trabalho. Em seu vasto repertório de espetáculos, está "Areia", estreado em 2009. Quinze anos depois, a obra foi reativada, fazendo surgir a coreografia "Areia 3000". Com elenco de 16 artistas, a peça tem estética futurista e discute os impactos ambientais que o planeta vem sofrendo.
Já no dia 7 de dezembro (sábado), às 10h, o Samba de Roda de Tubarão convida para a Praça Professor Raimundo Varella Freire, na Praia de Tubarão, onde abre sua roda. Dedicado à celebração e preservação do samba de roda da comunidade de Tubarão, o grupo é formado por 10 integrantes e dá continuidade ao legado d'A Corda Samba de Roda, fundada em 2014. Atualmente, é uma das seis iniciativas culturais administradas e sediadas pela Associação Cultural Quilombo Aldeia Tubarão (QUIAL Tubarão). No repertório, estão samba corrido, samba junino, samba duro e outras variações. O trabalho abrange tanto canções autorais quanto interpretações de obras clássicas do samba de roda da Bahia, mantendo viva a tradição desse patrimônio cultural.
Por fim, no dia 13 de dezembro (sexta), às 18h30, tem o cantor e multiartista Vittor Adél, que exalta a representatividade LGBTQIA+ dentro do pagodão baiano, a partir da perspectiva da bixa preta interagindo em espaços afetivos, ancestrais e de entretenimento. Dono de um estilo próprio e irreverente, e integrante do Coletivo Afrobapho, ele experimenta misturas rítmicas afrodiaspóricas com batidas que vão do paredão ao pagotrap e pitadas de rap, reggae, house music e R&B. No show "Laranjada Experience", derivado de seu primeiro EP autoral, "Laranjada" (2023), propõe uma experiência de artes integradas, trazendo elementos pop com dança, performance, moda e arte visual. O projeto conta com um balé de seis bailarinos, sendo dois deles convidados da companhia de dança do Subúrbio Uzarte, além de participações especiais das cantoras Maya e Neftara, com quem recentemente lançou o single "Entre Amigos RMX", que já tem mais de 20 mil reproduções no Spotify.
SOBRE A TEMPORADA ACELERA – A "Temporada Acelera Boca de Brasa" é a culminância do Programa de Aceleração de Iniciativas Culturais e Criativas do Boca de Brasa 2024, que objetiva fortalecer talentos e agrupamentos que se revelam e mobilizam nas comunidades. O desejo é de que essa experiência impulsione as suas existências, poéticas, oportunidades e estratégias de sustentabilidade. Participam a cantora e compositora Andrezza, a artista visual e trancista Anelim Silva, o Balé Jovem de Salvador, a Cia de Teatro JÁÉ, o coletivo de comediantes Clube DazMinina, as atrizes Déa Rodrigues e Dellen Azevedo, a multiartista Isa Akilah, a poeta e performer NegaFyah, o rapper ODILLON, o coletivo de intervenção urbana Pixa Mina, o cantautor e artista plástico Salutari, o Samba de Roda de Tubarão e o cantor Vittor Adél.
Estas 15 iniciativas foram selecionadas dentre 143 propostas inscritas para fazer parte de um aprofundado trajeto de qualificação de carreiras que vem sendo realizado desde o mês de maio. Além de apoio financeiro, o percurso envolveu atividades de diagnóstico, planejamento e capacitação, culminando nesta temporada de apresentações. Para chegarem às ações artísticas resultantes, nesta última fase de trabalho, todas as iniciativas vêm ainda contando com mentorias de profissionais de renome em suas áreas de atuação, compondo um time formado por Alê Siqueira, Ana Paula Bouzas, Diana Ramos, Enio, Fabiana Pimentel, Felícia de Castro, Gil Alves, Jorge Alencar, Laís Machado, Larissa Lacerda, Leno Sacramento, Luciana Lara, Marcelo Pinho, Matheus Buente, Milena Britto, Neila Kadhí, Pixegirls, Rafa Dias, Ridson Reis, TANTOcria, Val Benvindo e Vic Zacconi.
Selecionada através do Edital 006/2023 – Polos Criativos Boca de Brasa, a Associação Conexões Criativas assina a realização do Programa de Aceleração de Iniciativas Culturais e Criativas 2024, em parceria com a Fundação Gregório de Mattos, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda, Prefeitura Municipal do Salvador.
Temporada Acelera Boca de Brasa
CIA DE TEATRO JÁÉ – "A COISA VAI FICAR PRETA"
Espaço Cultural Boca de Brasa Subúrbio 360º | 3 e 4/dez (ter e qua), 14h30
Com tradução em Libras na apresentação do dia 3
DÉA RODRIGUES – "BANDEIRA 2"
Espaço Cultural Boca de Brasa Subúrbio 360º | 5/dez (qui), 18h30
BALÉ JOVEM DE SALVADOR – "AREIA 3000"
Espaço Cultural Boca de Brasa Subúrbio 360º | 5/dez (qui), 19h30
SAMBA DE RODA DE TUBARÃO
Praça Professor Raimundo Varella Freire | 7/dez (sáb), 10h
VITTOR ADÉL – "LARANJADA EXPERIENCE"
Espaço Cultural Boca de Brasa Subúrbio 360º | 13/dez (sex), 18h30
Endereços:
= Espaço Cultural Boca de Brasa Subúrbio 360º
Rua da Paz, s/n – Coutos
= Praça Professor Raimundo Varella Freire
Rua Dr. Eduardo Dotto, orla da Praia de Tubarão – Paripe
Programação no Subúrbio
www.acelerabocadebrasa.com.br
www.instagram.com/acelerabocadebrasa