Paripe.net

Semana Santa altera funcionamento de órgãos e serviços municipais

Imagem Responsiva
Imagem Responsiva


Em função da Semana Santa, o expediente nas repartições públicas da Prefeitura de Salvador estará suspenso na quinta-feira (6), com retorno das atividades na segunda-feira (10). No entanto, os serviços essenciais estarão em funcionamento no período. Confira abaixo: 

Feiras e mercados – Quem deixar para comprar os pescados e itens para o tradicional almoço da Sexta-feira Santa próximo ao feriado poderá recorrer ao Mercado do Peixe, em Água de Meninos, que terá horário estendido no período. Até quarta-feira (5) o local funcionará de 3h às 19h. Na quinta-feira (6) ele abrirá às 3h e manterá o expediente até as 14h da Sexta-feira Santa (7) contabilizando 35 horas ininterruptas de funcionamento.  

Já o Nacs Itapuã e mercados de Itapuã e Periperi vão funcionar das 6h às 18h, na quinta-feira (6), e das 6h às 14h, na sexta-feira (7). 

Poluição sonora – A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur) irá intensificar a fiscalização no feriado, em regime de plantão, com o objetivo de fiscalizar a regularidade dos estabelecimentos comerciais e eventos em Salvador. O órgão também realizará operações de combate à poluição sonora, publicidade e construção irregular. As denúncias de poluição sonora devem ser feitas através do Fala Salvador, no telefone 156, ou pelo aplicativo Sonora Salvador. Na quinta-feira e sexta-feira o atendimento presencial na pasta estará suspenso. 

Simm e empreendedorismo - O Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (Simm) funcionará somente até quarta-feira. Do mesmo modo o SAC do Empreendedor, referência no atendimento ao público na capital baiana, também suspenderá o atendimento na quinta e sexta-feira. Ambos os locais retomam as atividades na próxima segunda-feira (10).  

Prefeituras-Bairro - As dez unidades administrativas da Prefeitura-Bairro também terão o expediente suspenso na quinta (6) e sexta-feira (7). Na segunda-feira (10), o atendimento ao público retoma o expediente habitual nas unidades, das 8h às 17h. 

Defesa Civil – A Defesa Civil de Salvador (Codesal) funciona ininterruptamente neste período de Operação Chuva, em regime de plantão 24 horas, para atender às solicitações da população. Em caso de risco de queda de árvore, deslizamento de terra, alagamento de imóvel e desabamentos, entre outras ocorrências, a população deve entrar em contato com a Codesal, de forma gratuita, pelo telefone 199.  

Escolas – De acordo com a Secretaria Municipal de Educação (Smed), todas as unidades de ensino terão aulas até quarta-feira (5). Na segunda-feira (10), o funcionamento das escolas e creches municipais volta ao horário convencional.  

Limpeza – Os serviços de coleta e limpeza da Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) seguem de maneira habitual no período. 

Semob – O Elevador Lacerda e Plano Inclinado Liberdade/Calçada funcionam normalmente até quinta-feira (6), respectivamente das 7h às 22h e das 6h às 18h, e os planos inclinados Gonçalves e Pilar, até quarta-feira (5), das 8h às 18h e das 8h às 17h, respectivamente. Na sexta-feira (7), apenas o Elevador Lacerda terá funcionamento, das 7h às 19h. A travessia Plataforma-Ribeira, nos terminais marítimos que ligam os bairros, também funcionará normalmente, das 6h às 19h.  

No sábado (8) funcionam o Elevador Lacerda, das 7h às 19h; Plano Inclinado Liberdade/Calçada, das 8h às 13h; e a travessia Plataforma-Ribeira, das 6h às 19h. Já no domingo apenas funcionarão o Elevador Lacerda e a travessia Plataforma-Ribeira, ambos das 7h às 19h.  
 
Trânsito – Os agentes da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) vão intensificar a atuação em pontos estratégicos e de grande movimento de entrada e saída da cidade, como a rodoviária, Ferry Boat e Avenida Luís Viana Filho. No entorno do Mercado do Peixe, em Água de Meninos, os agentes estarão todos os dias, sempre das 4h às 17h, com uma operação especial de ordenamento do tráfego na região.   

O Núcleo de Operação Assistida (NOA) também vai monitorar o tráfego 24h durante todo o período por meio das câmeras de videomonitoramento e auxiliando as equipes que estarão em rondas. As blitzes de Lei Seca também serão realizadas normalmente durante o período.    

O Setor de Atendimento ao Público para Multas não funcionará na quinta-feira e na sexta-feira. O atendimento voltará a funcionar plenamente na segunda-feira.  Já o setor de liberação de veículos (pátios) funcionará normalmente na quinta-feira, das 9h às 17h, e no sábado (8), das 9h às 12h e das 14h às 16h. O expediente só será suspenso na sexta-feira (7), dia do feriado, e no domingo (9).  Ainda durante esse período, o cidadão pode fazer solicitações ao órgão entrando em contato por meio do Fala Salvador ou utilizando o aplicativo do NOA Cidadão.