Paripe.net

Prefeitura anuncia maior programação do Natal de Salvador com iluminação especial

Imagem Responsiva
Imagem Responsiva


As ruas, praças e prédios históricos do Pelourinho serão o cenário da maior festa de Natal popular do Brasil, realizada pela Prefeitura de Salvador, entre os dias 6 de dezembro e 6 de janeiro. O prefeito Bruno Reis apresentou ao público nesta quinta-feira (30) os detalhes da extensa programação, que será a maior da história da cidade, trazendo um túnel com iluminação especial, projeções mapeadas em fachadas, além de shows na Praça Municipal, corais nas sacadas dos casarões, presépios, casa do Papai Noel e um grande cortejo com carros alegóricos e grupos musicais. 

Bruno Reis lembrou que realizar um evento de Natal para as famílias não era uma tradição da cidade, mas que a ideia surgiu na gestão passada e vingou: "Passamos a fazê-lo e esse evento veio crescendo ano a ano. Em 2022, fizemos o maior Natal de todos os tempos de Salvador, com mais de 300 mil pessoas no Campo Grande. Hoje, trata-se de um evento de grande magnitude, que é tratado de maneira especial pela Prefeitura. Mas a gente sempre teve o sentimento de que podíamos fazer algo ainda mais grandioso", disse. 

O prefeito falou também sobre a decisão de trazer a festa, que era realizada no Campo Grande, para o Pelourinho: "A primeira motivação é que havia uma grande quantidade de pessoas que queria ir e o Campo Grande já não suportava por falta de espaço. Coincidiu, também, com a grande obra que a Prefeitura está fazendo no entorno do Campo Grande, preparando aquela área para o Carnaval que vamos realizar no Centro em 2024", disse. 

"Mas, sobretudo, porque queríamos fazer algo no Centro Histórico que pudesse ser marcante. Que pudesse atrair os soteropolitanos e atrair, também, pessoas de outras cidades, porque tenho certeza que um evento desse tamanho vai transpor as barreiras de nossa cidade. Queríamos, especialmente, trazer o soteropolitano para o Centro Histórico para ver o que estamos fazendo aqui desde que tomamos a decisão de implantar o Distrito Cultural do Centro Histórico e assumir definitivamente essa área", completou Bruno Reis. 

Decoração – O Natal terá o tema "Salvador Brilha com Você", e conta com o patrocínio da Coca-Cola. A capital baiana terá o maior túnel cenográfico do país, com 400 metros de extensão, desde a Rua Chile até a Praça da Sé, apresentando iluminação e sonorização especiais. As janelas do Terreiro de Jesus e do Cruzeiro de São Francisco também serão iluminadas, e uma árvore natalina de LED, com 21 metros de altura, foi montada na Fonte Luminosa da Praça da Sé. 

O circuito ainda terá projeções mapeadas no Palácio dos Esportes, no Palácio Rio Branco e na Igreja de São Francisco, além da Vila Natalina na Praça da Sé, que vai abrigar os comerciantes que já atuam no Centro Histórico, A iluminação natalina funcionará de 6 de dezembro a 6 de janeiro, todos os dias, das 17h às 22h. 

O Diretor de Iluminação Pública (Dsip) da cidade, Ângelo Magalhães, destacou a dimensão do projeto e explicou a escolha do local para a realização da festa. "Salvador vive um momento histórico de aquecimento do turismo e não existe lugar que melhor expresse a identidade do nosso povo do que o Centro Histórico. A energia soteropolitana pulsa nesse lugar, e por isso decidimos fazer o maior natal popular do Brasil nas ruas do Pelourinho. É um desafio gigante e tenho certeza que esse será mais um marco importante na história da capital", afirmou. 

Outras 22 avenidas de Salvador também receberão a iluminação especial de Natal, assim como 14 praças e largos, entre eles o Campo Grande. As praças João Martins (Paripe), João Paulo II (Fazenda Grande II) e Praça ACM (São Caetano) também receberão uma Casa do Papai Noel para as crianças. 

Atrações – Uma Casa do Papai Noel especial ficará no prédio da Faculdade de Medicina (Famed), no Terreiro de Jesus, montada com toda a decoração natalina para receber crianças e adultos. O espaço vai funcionar de 6 a 27 de dezembro, das 17h às 22h. Tanto a Praça da Cruz Caída, no Pelourinho, como o Santo Antônio Além do Carmo receberão grandes montagens de presépios, com a colaboração de diversos artistas plásticos de Salvador. 

O período do Natal em Salvador será aberto por uma missa campal no dia 6 de dezembro, na Praça Municipal, celebrada pelo Padre Lázaro Muniz, a partir das 18h. E, no dia 25, o Natal será celebrado com outra missa campal, desta vez no adro da Igreja do Santo Antônio Além do Carmo, também às 18h, com o Coral Ecumênico da Bahia. 

Gegê Magalhães, diretor de Turismo da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), destacou o apoio de toda a comunidade do Centro Histórico para o projeto: "Foi abraçado de forma geral pelos moradores e comerciantes daqui. Todas as pessoas que vivem no Pelourinho, desde os capoeiristas, baianas, comércio informal, todos estão preparados para fazer aqui um grande receptivo para todos os visitantes de Salvador e também de fora", disse. 

"Tenho certeza de que não vai ter um Natal tão grandioso como esse em nenhum outro lugar do Brasil. Esse vai ser o maior Natal do país, diante da riqueza de detalhes e de tanto amor que a comunidade local e a equipe da Prefeitura empregou nessa programação", completou Gegê Magalhães. 

Cultura – A programação musical terá apresentações gratuitas na Praça Municipal de Orquestra Afrosinfônica, Thiago Arancam, Fat Family, Simone, Mateus Aleluia e Carlinhos Brown no show Especial de Natal. O Palco da Anunciação, montado no Cruzeiro de São Francisco, receberá de 18 a 23 de dezembro corais e orquestras, enquanto o Palco da Esperança, no adro da Igreja São Pedro dos Clérigos, receberá de 11 a 15 de dezembro corais infantis com estudantes de escolas municipais. 

Além disso, as sacadas do Cruzeiro de São Francisco, do Terreiro de Jesus e da Casa do Olodum receberão corais ligados a projetos sociais de Salvador, no projeto Sacadas Musicais. A programação será de 8 a 16 de dezembro, sempre às 18h30. 

Além das atrações musicais, uma ação inédita será o grande cortejo natalino pela Rua Chile, batizado de Folias de Papai Noel, que vai reunir mais de 750 artistas entre carros alegóricos, grupos musicais e artistas circenses nos dias 6, 9 e 10 de dezembro às 18h30. Outra versão do desfile é o Brincantes de Papai Noel, que ocorre nos dias 16, 17 e 23 de dezembro. A direção artística dos espetáculos é de Eliana Pedroso. 

O presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur) destacou que é fundamental levar o Natal e as famílias para o Centro Histórico. "Uma das coisas mais importantes é que só temos esse espaço histórico em Salvador. Teremos o Natal como uma grande atividade no Centro Histórico da primeira capital do Brasil, num patrimônio tombado. Não existe nenhum local no Brasil que ofereça tanta coisa, num período tão importante e num cenário tão importante que é o Centro Histórico", afirmou. 

Operação – Para a realização da festa, está sendo montada uma força-tarefa que envolve reforço na segurança pública, transporte, mobilidade, limpeza, abordagem social, atendimento de emergência e proteção à infância.