Paripe.net

Limpurb promove ações de instalação de lona em encostas de Salvador

Imagem Responsiva
Imagem Responsiva
Imagem Responsiva


A Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) vem promovendo o enlonamento de encostas na cidade, no sentido de proteger as áreas de risco para enfrentar situações como o período chuvoso e oferecer mais segurança aos cidadãos. Na manhã da quinta-feira (27), a ação foi realizada em uma encosta localizada na Avenida Anita Garibaldi. 

De janeiro deste ano até o momento, foram 456 ações realizadas, com 63,7 mil m² de lona instaladas e mais de 26 toneladas de resíduos sólidos coletados. Neste período, 75 bairros foram atendidos – o maior número de solicitações atendidas ocorreu nas localidades de Castelo Branco, Sussuarana, São Marcos, Plataforma e Paripe. 

Os serviços de enlonamento e relonamento em áreas de risco e de difícil acesso são realizados mediante vistoria e liberação da Defesa Civil de Salvador (Codesal). Posteriormente, agentes devidamente treinados e especializados em técnicas de rapel, fazem a fixação em toda a área. 

"Nós temos equipes que são disponibilizadas para auxiliar a Codesal. Quando somos solicitados, fazemos a limpeza da área e instalação da lona, trazendo prevenção e segurança nas áreas de risco e deslizamento. Essa área (da Garibaldi) recebe manutenção constante, as lonas são substituídas quando estão rasgadas ou desgastadas e quando a chuva adentra a terra. Aqui fazemos limpeza, capinagem e roçagem para a troca da lona, até que haja uma solução definitiva", explica o presidente da Limpurb, Omar Gordilho. 

Procedimento – O órgão disponibiliza 25 agentes por ação, que são treinados para fazer o serviço especializado com a utilização de rapel, com todo cuidado e segurança. São eles que instalam os piquetes para a fixação da lona. Na prática, a operação é dividida em duas etapas: a primeira tem continuidade o ano todo com ações preventivas de capinação, roçagem, sacheamento, remoção de terra, gancheamento, retirada de entulho, limpeza nas encostas, valetas e bocas de lobo. 

A segunda etapa é destinada a intensificar essas ações durante os meses com maiores índices pluviométricos em Salvador (abril a junho). Nesse período, a Limpurb realiza atendimentos emergenciais com programação ininterrupta em todas as gerências operacionais/núcleos de limpeza, além de manter equipes de plantão durante 24h, de segunda a domingo.