Paripe.net

Confira o funcionamento dos serviços municipais no feriado de Finados (2)

Imagem Responsiva
Imagem Responsiva
Imagem Responsiva


Em função do Feriado de Finados, nesta quinta-feira (2), o expediente estará suspenso nas repartições públicas municipais, retornando o funcionamento normal no dia útil seguinte, na segunda-feira (6). Para garantir o funcionamento dos serviços essenciais em Salvador, a Prefeitura montou um esquema especial que assegura a preservação do patrimônio, o monitoramento e ordenamento do trânsito, a circulação dos ônibus e o atendimento emergencial de saúde, dentre outras áreas. Confira: 

Saúde – As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) funcionarão durante 24h. As demais unidades de saúde fecham na quinta e retomarão o atendimento, a partir das 8h, na segunda-feira (6). 

Fiscalização e urbanismo – A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur) segue com as ações de fiscalização no feriado de Finados (2), em regime de plantão, inspecionando a regularidade dos estabelecimentos comerciais e eventos em Salvador. As denúncias de poluição sonora devem ser feitas através do Fala Salvador 156 ou pelo Aplicativo Sonora Salvador. Já o atendimento presencial na sede do órgão, na Avenida ACM, será suspenso até a segunda-feira (6).  

Guarda Civil – A instituição atuará na manutenção das atividades de patrulhamento preventivo na cidade, na proteção de equipamentos públicos e no apoio aos órgãos públicos, a exemplo das blitze de trânsito Proteja a Vida.  

Prefeituras-Bairro – As Prefeituras-Bairro estarão fechadas durante a quinta-feira (2) e na sexta-feira (3). O atendimento será retomado às 8h da segunda-feira (6).  

Simm e SAC do Empreendedor – O Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (Simm) e o SAC do Empreendedor funcionam até esta quarta-feira (1º) e retornam na segunda-feira (6). 

Educação – As aulas na rede municipal de ensino ocorrem até a quarta-feira (1º) e retornam na segunda-feira (6).  

Limpeza – A Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) seguirá com a coleta habitual de resíduos na cidade durante o feriadão. 

Defesa Civil – A Defesa Civil de Salvador (Codesal) funciona ininterruptamente, em regime de plantão 24 horas, para atender às solicitações. Em caso de risco de queda de árvore, deslizamento de terra, alagamento de imóvel e desabamentos, entre outras ocorrências, a população deve entrar em contato com a Codesal, de forma gratuita, pelo telefone 199. 

Trânsito – Durante o feriadão do Dia de Finados, os agentes da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) atuarão normalmente nas ruas, atentos para agir imediatamente em casos de obstruções e outras intercorrências no trânsito. O Núcleo de Operação Assistida (NOA) também monitorará o tráfego 24h durante todo o período, por meio das câmeras de videomonitoramento, auxiliando as equipes que estarão em rondas.  

As blitze de Lei Seca também serão realizadas normalmente durante o período. O cidadão pode manter contato com a Superintendência por meio do aplicativo NOA Cidadão, ou pelo Fala Salvador, número 156. 

Devido à realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos dois próximos domingos (5 e 12), o trânsito na Avenida Magalhães Neto não será bloqueado para a realização do Ruas de Lazer. 

Os setores de atendimento ao público, para serviços como defesa, recurso e credenciais especiais, por exemplo, não funcionarão nem na quinta-feira (2), nem na sexta-feira (3), retornando ao pleno funcionamento na segunda-feira (6). Os setores de liberação de veículos custodiados não funcionam no dia do feriado (2), mas funcionam normalmente na sexta-feira (3) – das 9h às 17h - e no sábado (4) - das 9h às 12h e das 13h10 às 16h. 

Transporte – O Elevador Lacerda funciona das 7h às 19h. Os planos inclinados Gonçalves, Pilar e Liberdade/Calçada, além do Elevador do Taboão, estarão fechados. A Coordenação de Transportes Especiais (Cotae) e o setor de Protocolo da Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) não farão atendimentos administrativos. Já a operação de transporte contará com frota de ônibus reduzida, exceto no domingo (5), dia do Enem, e terá veículos reguladores nas estações de transbordo que ficarão à disposição da equipe de fiscalização. 

Semop – Na quinta-feira (2) e no domingo (5), os mercados municipais e feiras funcionam das 6h às 14h. Na sexta-feira e no sábado, o funcionamento será das 6h às 18h. 

Salvamar – A Coordenadoria de Salvamento Marítimo de Salvador (Salvamar) vai promover uma operação especial nas praias durante o feriado de Finados, a partir desta quarta-feira (1º). Ao todo, 110 agentes serão empregados na ação, em 35 postos montados entre as praias de Jardim de Alah e Ipitanga.  

Em casos de emergência, os profissionais podem ser contatados diretamente, e a Salvamar pode ser acionada através do número (71) 3202-4970. Nas praias fora do trecho Jardim de Alah-Ipitanga, o contato deve ser feito com o Grupamento Marítimo (Gmar) do Corpo de Bombeiros, no número 193. 

Assistência Social – Durante o feriadão de Finados, os serviços da Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) que estarão em funcionamento são: Moradia Assistida - Reiventando Caminhos (voltado para pessoas em situação de rua e em uso de drogas), Acolhimento Residencial Transitório e acompanhamento psicossocial voltado para cidadãos em situação de vulnerabilidade e/ou risco social, que fazem uso abusivo de drogas; Serviço Especializado em Abordagem Social; Unidades de Acolhimento Institucional; Complexo Tenístico da Boca Rio e Praça da Juventude, em Canabrava.  

Além disso, as unidades da Estação Cidadania dos bairros de São Marcos e Itapuã abrigarão jogos da Copa América de Handebol Master, e a unidade Itapuã também sediará a Lida JUD Norte Nordeste, com diversos esportes.