Paripe.net

BCS Fazenda Coutos comemora cinco anos com redução de ocorrências

Imagem Responsiva
Imagem Responsiva


BCS Fazenda Coutos comemora cinco anos com redução de ocorrências
Foto: Reprodução / Ascom PMBA

Cinco anos já passaram desde que foi inaugurada a Base Comunitária de Segurança (BCS) de Fazenda Coutos, em Salvador. A comunidade local hoje comemora as vitórias junto com os policiais que atuam na base, entregue à população do bairro no dia 16 de janeiro de 2012. A unidade, atualmente sob o comando da tenente Carla Sousa, beneficia cerca de 32 mil moradores da região, dividida em três grandes áreas – Fazenda Coutos I, Fazenda Coutos II e Fazenda Coutos III. 


O trabalho dos policiais militares resultou na diminuição de cerca de 70% das ocorrências, proporcionando tranquilidade à população dos bairros da cobertura da BCS. “Assumi o comando da base em 2014, depois que o então tenente, o capitão Alã Carlos, assumiu outra base [BCS Calabar] , para manter o ótimo trabalho que era desenvolvido aqui desde a inauguração”, explica a tenente Carla Sousa.


“O nosso trabalho de excelência tem que ser mantido, porque a comunidade merece esse nosso trabalho, e mostrando a todos que o que se deve temer é a violência em todos os níveis, e não a polícia”, acrescenta a comandante, ressaltando que a confiança conquistada junto à comunidade é reforçada constantemente com as ações desenvolvidas na região de cobertura.


Entre essas ações, a Patrulha Comunitária - que promove visitas às residências e estabelecimentos públicos e privados - destaca-se como forma de conquistar essa confiança. “Aqui, ouvimos o cidadão que vem desesperado em busca de uma ajuda, principalmente quando percebe que a insegurança está até mesmo em casa, ou na escola, como é o caso de mães e pais que pedem nossa companhia para dar apoio nas escolas, ou mesmo em casa, e quando eles se sentem à vontade para abrir as portas de casa, é a certeza da confiança ali implantada”, afirma a tenente. 
 

Projetos 


Outros projetos também fazem parte do trabalho da BCS Fazenda Coutos na comunidade, como o Vida Leve (atividade física e nutricional aos idosos); Primeiro Som (aulas práticas e teóricas de música); Karatê do Saber (aulas de karatê – dô); Campeão Cidadão (aulas de Boxe para jovens); Multiplicando Saberes (reforço escolar para crianças, adolescente e adulto nas áreas de português e ciências humanas, matemática e ciências naturais, ética e cidadania); e Qualifica Jovem (preparação para o concluinte do ensino médio, que queira ingressar no mercado de trabalho e buscar uma graduação também). 


A BCS ainda possui um centro digital de cidadania e promove cursos profissionalizantes e preparatórios para o vestibular, além de atividades culturais e sociais.