Paripe.net

Vigilância Sanitária suspende prazo inicial para adequação de abrigo de idosos



Vigilância Sanitária suspende prazo inicial para adequação de abrigo de idosos
Foto: Reprodução

Neste 1º de outubro – Dia do Idoso –, a Casa de Repouso Bom Jesus, em Tubarão, Subúrbio Ferroviário de Salvador, recebeu de presente um alívio. A Vigilância Sanitária (Visa) aceitou renegociar o prazo para que o abrigo atenda a 25 itens listados pelo órgão fiscalizador para melhorar a qualidade de vida de 148 idosos que moram naquele lar, cuja situação foi demonstrada pelo Bocão News na última segunda-feira (28).


De acordo com a advogada Theodora Sampaio, a Visa acatou recurso interposto por ela com cronograma para que a casa de repouso corrija os pontos listados na notificação expedida com data limite em 10 de outubro. “Apresentei cronograma aos próprios fiscais que emitiram a notificação e acertamos uma reunião para o dia 13 de outubro, a fim de reavaliarmos a situação do abrigo e firmar termo de ajuste de conduta com novos prazos para cumprimento das medidas que devem ser implementadas”, disse ela, na tarde desta quinta-feira (1). O órgão da prefeitura vai enviar nas próximas horas mais informações sobre o acordo.


A advogada da Casa de Repouso Bom Jesus lembrou, ainda, que, apesar da extensão do prazo, algumas modificações devem ser feitas de forma emergencial. “Os fiscais se mostraram sensíveis e as medidas punitivas previstas que eles indicavam estão suspensas, mas alguns pontos são urgentes. Agora é concentrar forças para arrecadar fundos e cumprir as normas”, evidenciou, acrescentando que, para atender os 25 itens, seriam necessários, ao menos, 24 meses.


A repercussão da reportagem e a possível chegada de uma solução deixaram a voluntária Sílvia Figueiredo emocionada. “Não temos palavras para agradecer pela força. A gente está com o grupo fortalecido. Superamos as expectativas e tem muita gente mobilizada”, celebrou.


Pela manhã, o administrador da casa de repouso, Luís Santana, participou de uma sessão especial pelo Dia do Idoso na Assembleia Legislativa da Bahia a convite do deputado estadual José de Arimatéia. Na ocasião, Santana expôs a situação do abrigo.


“Dei a oportunidade para que ele contasse a situação do abrigo e todos ficaram sensibilizados. Temos certeza de que as coisas vão se resolver e vamos rever essa questão dos convênios que não podem ser firmados por causa da falta de documento obrigatório”, disse o parlamentar. A reportagem não conseguiu contato com o administrador.
 

Direitos Humanos


Em nota enviada ao Bocão News, a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, informou que vai promover uma visita técnica à unidade de acolhimento e discutirá com os órgãos envolvidos no sentido de apoiar o processo de atendimento aos idosos.
 

Como ajudar


Interessados em doar de roupas, alimentos, medicamentos, dinheiro, material de construção e mão de obra têm os seguintes meios para ajudar:
 

Casa de Repouso Bom Jesus

1ª Travessa Bela Vista, 15 – Tubarão (Perto do final de linha)
Contatos: 71 8517 -0803 | 8325 -9383 (Luís Santana)

 

Voluntariado Esab Eutectic
Contatos: 71 4102-1213 | 9106-5604 | 9977-1723 (Ricardo Ling)


Doações online: Título da campanha: “Mãos à Obra – Ajude a Casa de Repouso Bom Jesus a ficar de portas abertas” http://migre.me/rzGnD

Imagem Responsiva









Imagem Responsiva