Paripe.net

Velocidade máxima permitida é reduzida para 70km/h na Av. Luís Eduardo Magalhães

Imagem Responsiva


A partir desta quinta-feira (23) quem passar pela Avenida Luis Eduardo Magalhães deve ficar atento porque a velocidade máxima permitida na via foi reduzida, passando de 80 km/h para 70km/h. Essa alteração integra o Programa de Segurança Viária planejado pela Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador). Toda a sinalização da via já foi trocada.

Por ser uma fase de adaptação, nos primeiros 15 dias após o início da mudança, os radares funcionarão em caráter educativo. Ou seja, os condutores que ultrapassarem os 70 km/h nesse período não sofrerão sanções legais.

Um estudo de fluxo da via feito por técnicos da Transalvador revelou que, fora do horário de pico, quando a pista está mais livre, 92,8% dos condutores trafegavam com velocidade até 70km/h na Av. Luis Eduardo Magalhães. De acordo com entendimento de especialistas da área de Engenharia de Tráfego, a velocidade máxima permitida na via pode ser aquela com a qual mais de 85% dos condutores trafegam. Os estudos feitos pela autarquia revelaram ainda que, mesmo a máxima sendo 80km/h, a maioria dos condutores optavam por trafegar com velocidade menor por garantir o melhor conforto, ponderando pelo tempo da viagem e pela segurança. 

“O excesso de velocidade é um dos principais motivos de acidentes no trânsito. A decisão de reduzir a velocidade máxima permitida é adotada em grandes cidades e em países desenvolvidos porque favorece a diminuição de acidentes, principalmente de ocorrências que deixam lesões graves e mortes”, afirma Fabrizzio Müller, superintendente de trânsito de Salvador. 

Caminhões - Mesmo nesse período de adaptação, a circulação de caminhões de grande porte ou tratores continua sendo proibida na avenida em determinados momentos do dia. Essa restrição permanece sendo entre às 6h e 10h, de segunda a sábado, e entre às 17h e 20h, de segunda a sexta-feira.