Paripe.net

SIMM oferece cursos gratuitos de capacitação profissional neste mês de outubro

Imagem Responsiva
Imagem Responsiva
Imagem Responsiva
Imagem Responsiva


Com o objetivo de facilitar a inserção de profissionais capacitados e qualificados no mercado de trabalho, o Serviço Municipal de Intermediação de Mão-de-obra (SIMM) preparou, para este mês de outubro, uma programação com palestras e cursos gratuitos. Na próxima segunda-feira (7), das 8h às 10h, acontece palestra com o tema "Como comportar-se na entrevista de emprego", realizada em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

No dia 14, é a vez da abordagem do tema "Empregabilidade: a importância de gerenciar sua carreira". Já "Qualidade no atendimento" é a palestra do dia 28. Para ter acesso, os interessados devem apresentar o documento de identidade no dia do evento. As palestras são por ordem de chegada e não precisa se cadastrar.

Já para as oficinas, cursos e minicursos, as inscrições devem ser feitas na sede do SIMM, localizada na Rua Miguel Calmon, no bairro do Comércio. Para mais informações sobre estas atividades, o cidadão pode entrar em contato com o Setor de Qualificação por meio dos telefones (71) 3202-2003 ou 2004, ou acessar as redes sociais da instituição.

O diretor municipal do Trabalho, Magno Felzemburgh, avalia que a capacitação é uma importante característica para conseguir uma vaga ou se manter no mercado de trabalho. Por isso, a promoção dessas atividades, principalmente para quem está fora do mercado de trabalho, é fundamental. 

"A capacitação ou qualificação profissional é relevante para as duas situações. Porém, nosso foco principal é trazer uma saída para o trabalhador desempregado que, muitas vezes, não tem experiência em uma determinada área, mas que, por meio da qualificação profissional adquirida, possa conseguir mais chances para colocação no mercado de trabalho", explica.

De acordo com as definições das Normas Regulamentadoras (NR), é considerado trabalhador capacitado aquele que recebe capacitação sob orientação e responsabilidade de profissional legalmente habilitado. Já o trabalhador qualificado é aquele que comprova conclusão de curso específico na área de atuação em instituição reconhecida pelo sistema oficial de ensino.

Ferramentas – O currículo é uma das ferramentas mais importantes quando se trata de causar boa impressão. "Um currículo bem construído e organizado serve como uma boa primeira impressão para o empregador. A disposição das informações de forma clara e objetiva é fundamental nesse primeiro passo de apresentação para quem está em busca por uma vaga de emprego", pontua Felzemburgh.

O cuidado com a imagem, conduta nas redes sociais e postura profissional também são essenciais tanto para a entrevista, quanto para o dia a dia no ambiente de trabalho, sendo um diferencial para conseguir se inserir no contexto laboral e/ou para consolidar o espaço no mercado de trabalho.

O diretor de Trabalho complementa ainda que um profissional proativo e sempre em busca por novos conhecimentos tem um destaque significativo dos demais. "Estas são qualidades muito procuradas pelos empregadores, pois demonstra que este trabalhador tem iniciativa e está constantemente à procura de melhoramento profissional, contribuindo assim com o crescimento da empresa a qual está inserido", conclui.