Paripe.net

Serviços de Odontologia são oferecidos de graça em Salvador; veja opções

Imagem Responsiva


Serviços de Odontologia são oferecidos de graça em Salvador; veja opções
Foto: Evandro Veiga/CORREIO

A indicação foi feita por uma amiga de trabalho, e a assistente administrativa Tereza Cristina Chagas decidiu confirmar se, de fato, o serviço valeria a pena. “Essa coisa de atendimento gratuito sempre me deixou desconfiada, mas me surpreendi. Desde o início, na inscrição mesmo, percebi o cuidado e a atenção”, conta. Na triagem, ela descobriu que tinha mordida cruzada e que o problema exigia o uso de aparelho ortodôntico. Fez o tratamento, só gastou com a compra do material usado no aparelho.


O atendimento feito à assistente é uma realidade em alguns serviços de Salvador que disponibilizam não apenas a assistência básica, mas até mesmo radiologia digital, implante dentário, colocação de lentes de contato, tratamentos estéticos. Os procedimentos podem ser feitos gratuitamente ou apenas com preço do custo do material,  desde que os interessados se inscrevam num dos programas oferecidos pelos cursos de Odontologia da Universidade Federal da Bahia (Ufba), da Escola Bahiana de Medicina (EBMSP)ou da Associação Baiana de Odontologia(ABO). A despeito da qualidade, a procura é grande, mas quem faz garante que a espera vale.


Na contramão do que se pode imaginar, quando se fala de serviços gratuitos ou a preço de custo, a assistência é sempre personalizada, supervisionada por especialistas em suas áreas e os equipamentos são de ponta e, muitas vezes, só estão disponibilizados nesses locais, que também funcionam como centros de treinamento de estudantes ou de aperfeiçoamento para profissionais que buscam formação específica.


Ensino e Aprendizagem


Um bom exemplo desse tipo de assistência pode ser conseguido com a  Associação Baiana de Odontologia, ABO (Pituba).  Com convênios com as secretarias municipal e estadual de Saúde, a ABO, por exemplo, tem turmas de aula regular para os estágios acadêmicos, além de dois cursos de implante dentário, dois de próteses e cinco turmas de especialização em áreas como ortodontia, radiologia, periodontia, entre outros. “Somos a única instituição em Salvador a contar com o equipamento de raio X digital para atendimento do público”, conta a atual presidente da instituição Maria Angélica Behrens.


Diariamente, dois dentistas da prefeitura e dois do estado trabalham com atendimento no local e, aliado a isso, os alunos das faculdades também se utilizam dos serviços para realizar o estágio exigido. Para garantir o atendimento, o interessado deve se encaminhar pessoalmente ao local e buscar o setor de Atendimento (Aldenira – telefone: 2203-4077), em horário comercial, de segunda a sexta-feira.


No Ambulatório Docente Assistencial da Bahiana (Adab) são realizadas consultas odontológicas, exames de imagem e atendimento de urgência dos pacientes da instituição e em tratamento. Além disso, são disponibilizados atendimentos especializados relacionados a clínica da criança, clínica do adolescente e adultos, clínica de odontologia especial e odontogeriatria.  Como se trata de uma unidade de formação para os estudantes de odontologia, nessas clinicas são ofertadas uma atenção integral e são realizados diferentes serviços especializados como ações preventivas, profilaxia, educação em saúde bucal, tratamentos restauradores de dentística, endodontia, periodontia e próteses.


Atualmente, são realizados 3.223 procedimentos odontológicos por mês. No ano de 2015, foram realizados 3.728 consultas odontológicas e 28.509 procedimentos, totalizando 32.237 atendimentos. No primeiro semestre de 2016, a maioria dos serviços prestados é realizada pela beneficência. Os serviços de prótese e de implante são ofertados na modalidade particular, mas existe uma taxa social.


O Ambulatório Professor Sílvio Albergaria, na Faculdade de Odontologia da Ufba (Faoufba), no campus do Canela, possui 30 consultórios totalmente equipados para as atividades das disciplinas Endodontia, Odontopediatria, Cariologia e Estomatologia. A meta é que o espaço proporcione 300 atendimentos por dia. Para conseguir atendimento, o cidadão precisa realizar um cadastro presencial na Faculdade de Odontologia, no Núcleo de Acolhimento e Gestão (Nage), levar o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e o documento de identificação. O Nage funciona de segunda a sexta, das 8h às 17h. O serviço está voltado para brasileiros ou estrangeiros.


Serviços


ABO – ASSOCIAÇÃO BAIANA DE ODONTOLOGIA Endereço: R. Altino Serbeto de Barros, 138 - Pituba, Salvador - BA, 41840-020
Telefone:(71) 2203-4066/ próximo ao Hotel Fiesta/ transversal à Avenida Antonio Carlos Magalhães


Adab Ambulatório Docente Assistencial da Bahiana Endereço: Avenida Dom João VI,  275,Brotas - CEP: 40285-000
Telefone: (71) 3276-8215


Ambulatório Professor Sílvio Albergaria - Ufba  Endereço: Av. Araújo Pinho, nº 62, Canela - Salvador CEP: 40100-150 71 
Telefone: (71) 3283-8962

 

Imagem Responsiva









Imagem Responsiva