Paripe.net

Serviço de cirurgia de redução de mama será aberto no Hospital João Batista Caribé



Serviço de cirurgia de redução de mama será aberto no Hospital João Batista Caribé
Foto: Divulgação

A partir desta terça-feira (27) as mulheres que precisam passar por uma mamoplastia redutora (cirurgia de redução de mama) contarão com o serviço no Hospital João Batista Caribé, unidade da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) instalada em Coutos, no Subúrbio Ferroviário de Salvador. A previsão é que sejam feitas dez cirurgias por mês. A equipe, formada por quatro cirurgiões plásticos, dois anestesistas, um enfermeiro e um técnico de enfermagem, já começa a realizar as consultas.


A abertura do serviço ocorre às 9h desta terça-feira (27) e contará com as participações do secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, e da primeira-dama do Estado,Aline Peixoto.“Este será um serviço de referência para o estado e um dos principais ganhos será de cunho social, pois beneficia justamente quem não tem acesso ao serviço na rede privada. Além disso, a nossa expectativa é progressivamente ampliar o número de cirurgias”, destaca o secretário.


Para ter acesso ao serviço, que será referenciado, a mulher deve ser encaminhada após uma consulta em uma unidade básica, preferencialmente com ortopedista, mastologista ou ginecologista.


O cirurgião plástico Guilherme Queiroz explica que alguns dos problemas que a gigantomastia pode causar são dores na coluna e infecções na parte inferior da mama. “Depois que passam pela cirurgia, as mulheres tem um ganho extraordinário. São pacientes que deixam de ir aos serviços de saúde por conta de dores na coluna e passam a não mais precisar de medicamentos por conta de infecções relacionadas ao problema”, afirma o médico.


Para a abertura do serviço, foi destinado um espaço dentro do hospital para o atendimento às mulheres que terão o tratamento integral garantido, desde a primeira consulta com o cirurgião plástico, passando pela cirurgia, quando indicada, até todo o acompanhamento pós-operatório. Uma das salas do centro cirúrgico do hospital está totalmente equipada para a realização do procedimento.

Imagem Responsiva









Imagem Responsiva