Paripe.net

Semente de Ciência oferece cursos gratuitos no Subúrbio

Imagem Responsiva


Semente de Ciência oferece cursos gratuitos no Subúrbio
Foto: Reprodução

Jovens que queiram fazer parte do projeto Semente de Ciência no próximo semestre precisam correr para se inscrever em um dos cursos oferecidos pelo projeto. Até 09 de outubro estão abertas as inscrições para os cursos profissionalizantes de Help Desk (suporte ao usuário em informática), Eletricista e Pedreiro.
 
 
As inscrições ocorrem de duas formas: o candidato pode realizar sua inscrição através do hotsite criado exclusivamente para essa finalidade clique aqui; já entre os dias 03 e 07 de outubro, a inscrição pode ser feita também presencialmente no próprio Centro de Educação Desportiva e Profissionalizante (CEDEP), no bairro de São João do Cabrito, na rua Jaime Vieira Lima, no Subúrbio Ferroviário de Salvador (BA).
 
 
Todos os candidatos inscritos realizarão uma prova com questões de português, matemática e redação, no dia 10 ou 11 de outubro, conforme lista publicada no site da inscrição e na fanpage do Semente de Ciência. No dia 18 de outubro, será divulgada a lista dos selecionados para a etapa seguinte do processo seletivo: a entrevista com educadores e coordenadores do projeto. Aprovados, os jovens já podem se matricular a partir do dia 27 de outubro.
 
 
O curso
 
 
Os cursos profissionalizantes são totalmente gratuitos e os interessados devem ter idade entre 16 e 24 anos. As capacitações têm carga horária de 400 horas (Helpdesk e Pedreiro de Obras) e 480 horas (Eletricista Predial), e leva pouco mais de 5 meses, com aulas de segunda a sexta nos turnos matutino e vespertino.
 
 
No total, serão ofertadas 280 vagas distribuídas para os 3 cursos. Além da formação técnica, os alunos recebem fardamento, lanche e certificado no final do curso. Os jovens ainda participam de uma seleção interna para encaminhamento para o mercado de trabalho.
 
 
O projeto
 

O Semente de Ciência é uma iniciativa inserida na política pública do Estado da Bahia e realizada pela AVSI Brasil que pretende garantir um processo de desenvolvimento social, oportunizando qualificação profissional para jovens, residentes em comunidades caracterizadas pela vulnerabilidade social na cidade de Salvador, com idade de 16 a 24 anos, nas áreas de suporte ao usuário em informática (Help Desk) e construção civil, bem como reciclagem de professores e divulgação de ciência em municípios da Bahia.

 

Imagem Responsiva










Imagem Responsiva