Paripe.net

Saiba quais são os cuidados necessários com os pets no período junino



O clima junino traz, além de muita música e comidas típicas do período, os tradicionais fogos de artifício. No entanto, o barulho dos traques, bombas e espadas acaba assustando os animais de estimação, que têm audição e visão bastante apuradas em relação aos humanos. Para curtir o período com segurança e conforto com os pets, é necessário seguir algumas dicas.
 
A diretora de Proteção Animal da Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-Estar e Proteção Animal, Michelle Holanda, alerta que os estampidos e as luzes dos fogos são um grande estímulo sonoro e visual para os bichos, podendo causar pânico, estresse, irritação e até mesmo graves problemas de saúde. "É fundamental oferecer um ambiente seguro e tranquilo para os animais durante o momento de fogos de artifício, mantendo o animal no lugar que ele goste de ficar", aponta.
 
Outras medidas que podem ser tomadas para deixar os pets mais tranquilos, são manter as portas e janelas fechadas e a TV ligada, se o animal for acostumado a ficar em um ambiente televisivo. Alimentar o pet da forma correta também ajuda, adotando uma dieta equilibrada, sem conservantes, aditivos químicos e outros ingredientes artificiais, para evitar indigestão.
 
Além disso, os tutores também devem ficar atentos para evitar que os bichos fiquem perto de fogos e fogueiras e, assim, sofram queimaduras que, se não tratadas de maneira adequada, podem causar infecções e até mesmo a morte. "Não se deve medicar os bichos sem orientação de médicos especializados, pois o uso de fármacos pode causar efeitos colaterais. Caso algum animal se queime ou apresente algum problema de saúde, o certo é manter a calma e procurar atendimento médico, a exemplo do Hospital Municipal Veterinário de Salvador, em Canabrava", finaliza Michelle.