Paripe.net

Restaurante Popular de São Tomé de Paripe promove festa de São João



Há seis anos, o almoço no Restaurante Popular Cuidar, em São Tomé de Paripe, se torna mais divertido no período junino. Bandeirolas coloridas, balões, caipiras e fogueiras enfeitam o local que recebe como música ambiente o tradicional forró, despertando os sentidos e a memória de quem frequenta o local. Comidas típicas como laranja, amendoim, paçoca, pé de moleque e bolo de aipim decoram a mesa e complementam o almoço.

O vigilante aposentado Edivaldo Cardoso, 87, se dirigiu à mesa dançando forró com a bandeja em mãos, durante a celebração realizada nesta quarta-feira (19). "Essa festa é joia. Como aqui todos os dias, mas nesses períodos festivos sempre me divirto. Além do almoço já recebi algo para lanchar mais tarde", contou.

Já a dona de casa Lindinalva Santos, 56, era só agradecimento. "Esse restaurante é a melhor coisa que já aconteceu no bairro. Não tenho do que reclamar, só a agradecer", disse. Lindinalva almoça todos os dias com o neto Pedro Santos, de seis anos, e hoje ganhou um CD de da banda de forró Estakazero. Esse ano, ela já ganhou outros brindes em sorteios e já fez um curso de cuidadora no local.

Para Gabriel Facetta, coordenador de segurança alimentar e nutricional da COSAN, vinculada à Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre), é gratificante organizar eventos como esse. "É um momento de confraternização para a comunidade. Mais de 60% dos frequentadores são as mesmas pessoas que almoçam aqui sempre, são familiares, amigos e vizinhos. Para muitos, essa será a única confraternização do período, portanto, é um momento de resgatar a cultura e de trazer um pedaço da tradição interiorana para a capital", afirmou.

Histórico – As refeições balanceadas do Cuidar são oferecidas por R$ 1. O restaurante foi instalado há 12 anos na Rua Santa Filomena, em São Tomé de Paripe, e, desde 2013, é administrado pela Sempre, por meio da Cosan. No local, são oferecidas 350 refeições, de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 11h30 às 13h30. O atendimento é aberto ao público e feito por ordem de chegada.

As refeições são compostas por arroz ou macarrão, feijão, salada, uma entre duas opções de proteína e suco. Os pratos passam por um controle nutricional para que a população tenha acesso a uma alimentação saudável. Além das refeições, o local recebe diversas ações sociais e comemorativas como a inclusão no Cadastro Único para os programas sociais do Governo Federal, cadastro no Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (SIMM), a celebração de datas comemorativas e a realização de cursos diversos.

O último curso realizado foi o de corte e costura nos meses de fevereiro e março desse ano. A Cosan já planeja abrir novas turmas desse curso para agosto e setembro e realizar uma campanha para evitar o desperdício no início de julho.