Paripe.net

Restaurante Popular Cuidar proporciona novas oportunidades aos cidadãos em São Tomé de Paripe

Imagem Responsiva


O Restaurante Popular Cuidar, administrado pela Prefeitura em São Tomé de Paripe, é mais conhecido por oferecer alimentação de qualidade e com preço baixo. No entanto, o local também transforma-se em sala de aula para que pessoas da comunidade, entorno e do Acolhimento Institucional de Itapuã participem de cursos de culinária. A ação possibilita a geração de trabalho e, consequentemente, o aumento da renda familiar, proporcionando a autonomia financeira e elevação da autoestima dos participantes.

A turma composta por 48 pessoas recebe aulas quinzenalmente de cursos com os mais variados temas. Um deles abordou as boas práticas na cozinha, higiene pessoal e do ambiente, manipulação e armazenamento de alimentos. Em outra capacitação, os alunos aprenderam a fazer sequilhos doces e salgados. Um outro curso ensinou a fabricação de uma guloseima que tem se tornado cada vez mais popular: trufas.

O doce, que tem como base o chocolate, tem rendido frutos para a auxiliar de vendas Atila Blater. Aos 30 anos, mãe de três crianças e atualmente desempregada, ela conta que, depois de fazer o Curso de Trufas, passou a fazer os doces e receber encomendas, o que despertou nela a vontade de empreender e poder melhorar a vida da família. “Sempre existe uma luz no fim do túnel”, ressalta Atila.

Responsável pelas aulas, a chefe de cozinha Perla Macieira tem 15 anos de experiência. Ela começou vendendo pizzas tipo brotinho de porta em porta. A atividade foi crescendo e, hoje, é dona de um bufê. Nesta quinzena, os segredos da receita da pizza e o “pulo do gato” para as vendas estão sendo ensinados pela professora.
 
“Quero retribuir tudo que alcancei ajudando as pessoas a superarem as dificuldades através do trabalho, dando oportunidade para que comecem os próprios negócios”, diz Perla. Um exemplo é o microempreendimento Formiguinha de Tabuleiro, que tem à frente uma de suas ex-alunas, Tatiana Santos, que ministrou o Curso de Trufas junto com a chefe.

Outras ações – Além dos cursos de culinária, o espaço também recebe outras ações para ajudar a comunidade, como os do Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (Simm), Bolsa Família e Minha Casa, Minha Vida. Uma assistente social encaminha as demandas que não podem ser supridas somente com a alimentação.

Histórico – O Restaurante Popular foi instalado há 12 anos e, desde 2013, é administrado por meio da Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps), através da Coordenadoria de Segurança Alimentar e Nutricional (Cosan). No local, são oferecidas 350 refeições a apenas R$1, de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 11h30 às 13h30. O atendimento é aberto ao público e feito por ordem de chegada.

Imagem Responsiva









Imagem Responsiva