Paripe.net

Projeto realiza oficinas gratuitas de fotografia experimental em trem

Imagem Responsiva


| |

Projeto realiza oficinas gratuitas de fotografia experimental em trem
Foto: Erivan Moraes

Imagine aprender quatro técnicas fotográficas experimentais com profissionais capacitados dentro de um vagão de trem e não pagar nada por isso? Essa é a proposta do projeto FotoTrem que inicia seu calendário de ações na segunda-feira (03), em duas fases: 03 a 20/04 – 1ª etapa: capacitação de multiplicadores; 17 a 20/04 – 2ª etapa: oficina mediante convocatória. As inscrições para as oficinas de Cianotipia, Marrom Van Dyke, Papel Salgado e Goma Bicromatada já estão abertas e podem ser feitas através do site www.fototrem.com até o dia 09 de abril.


As oficinas vão ocorrer das 09h às 13h e das 14h às 17h (almoço oferecido pelo projeto), na Estação Ferroviária da Calçada e em um vagão de trem transformado em uma câmera obscura penetrável, capaz de capturar fotografias analógicas em preto e branco. Os quatro processos fotográficos das oficinas serão ensinados pelo Lab Clube do Coletivo Filé de Peixe/RJ, representado por Fernanda Antoun e Alex Topini.


O núcleo foi convidado pela fotógrafa Rosa Bunchaft, idealizadora do projeto, para criar uma interlocução local e formar multiplicadores, visando à criação de um laboratório fotográfico sustentável na Bahia. “O objetivo do projeto é disseminar e fomentar o uso criativo da fotografia experimental como poética artística, articulando a historia da fotografia e da ferrovia numa perspectiva voltada para questões e práticas da contemporaneidade”, destaca Bunchaft.


Para participar das oficinas, é preciso ter mais de 16 anos, e possuir interesse, estudar ou trabalhar com fotografia, arte e/ou educação. Além disso, a preferência é de que sejam moradores do Subúrbio Ferroviário de Salvador, Cidade Baixa e adjacências. O projeto FotoTrem tem apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda, Fundação Cultural e Secretaria de Cultura da Bahia.
 

Sobre o FotoTrem


Um dos principais focos do projeto que acontecerá entre os meses de abril e julho é ter no vagão de trem seu principal dispositivo: câmera e laboratório. A partir deste “vagão lambe-lambe” fotos gigantes surgem através de uma técnica desenvolvida pela artista e fotógrafa Rosa Bunchaft, que apresenta ao público uma série de registros da ferrovia, tendo por inspiração o trabalho de Benjamin Mullock (1829 - 1863).


Além da Capacitação de Multiplicadores e Socialização em Processos Fotográficos Experimentais, Rosa Bunchaft realizará quatro oficinas de fotografia pinhole com lata em parceria com coletivos e espaços culturais do entorno da ferrovia. No último mês do projeto, em julho, uma exposição fotográfica será instalada na Estação Ferroviária da Calçada e reunirá todos os resultados de captura e oficinas desenvolvidas pelo FotoTrem. A exposição ficará em cartaz por quatro semanas, sendo aberta ao público e contará com visitas guiadas.
 

Sobre o Filé de Peixe


Para as oficinas de Cianotipia, Marrom Van Dyke, Papel Salgado e Goma Bicromatada, o projeto FotoTrem convidou o LabClube, núcleo do coletivo Filé de Peixe voltado para a produção e reflexão em torno da fotografia experimental. O conhecimento sobre as técnicas fotográficas experimentais inventadas no século XIX serão passados por Fernanda Antoun e Alex Topini, que vieram a Salvador representando o núcleo. O coletivo Filé de Peixe é do Rio de Janeiro e intervém na economia política da arte, agindo criticamente sobre processos de recepção e circulação da arte enquanto mercadoria, investigando as relações entre arte e vida, as instâncias limítrofes entre objeto e produto, entre colecionismo e consumo.
 

Serviço:

O que: Oficinas de Capacitação de Multiplicadores e Socialização em Processos Fotográficos Experimentais (Cianotipia, Marrom Van Dyke, Papel Salgado e Goma Bicromatada)
Quando: 03 a 20 de abril, das 09h às 13h e das 14h às 17h
Onde: Estação Ferroviária da Calçada, Salvador
Quanto: Gratuito. Inscrições até o dia 09 de abril pelo site www.fototrem.com

 

Imagem Responsiva









Imagem Responsiva