Paripe.net

Prefeitura realiza cursos profissionalizantes no Subúrbio 360

Imagem Responsiva
Imagem Responsiva
Imagem Responsiva
Imagem Responsiva


Queijos, molhos, massas e orégano. Alunos atentos aos ingredientes e o cheiro de pizza exalando nos corredores. Toda essa atmosfera integra o Curso de Fabricação de Pizza, que teve mais uma aula realizada nesta segunda-feira (12), no Subúrbio 360, em Coutos. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Politicas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) e integra o programa de qualificação profissional "SPMJ Gourmet", realizado em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial da Bahia (Senai Bahia) e o Subúrbio 360, oferecendo capacitações gratuitas em diversas áreas, incluindo gastronomia.

O projeto é voltado para todas as pessoas que estão em busca de uma qualificação profissional, principalmente mulheres moradoras do Subúrbio Ferroviário. Dentre os cursos oferecidos estão Confeitaria Avançada, Pães Especiais, Massas Doces, Panificação Avançada e Sequilhos. Além de Petit Fours, Pães Especiais e Massas Salgadas. Os cursos têm duração de quinze dias e carga horária total de 60 horas, nos turnos matutino, vespertino e noturno.

"Essa é uma oportunidade única de ser qualificado pelo Senai de forma gratuita e com o apoio da Prefeitura de Salvador, que tem mudado a vida dos moradores do Subúrbio, gerando renda própria e autonomia financeira para construírem um futuro melhor para suas famílias. Muitas mulheres que receberam certificado já iniciaram o próprio negócio", pontua a secretária da SPMJ, Rogéria Santos. 

"Os alunos saem prontos, qualificados e certificados daqui. Eles aprendem balanceamento de receita, manipulação de massa e alimentos, divisão de peças, recheios e forno. Muitos alunos já estão ganhando dinheiro com os ensinamentos oferecidos nos cursos. É muito gratificante para nós, que somos professores, ver o desenvolvimento dos alunos e os planos de negócios que eles passam a ter depois que terminam o curso. Aprendendo a manipular as massas eles podem ganhar, em média, cerca de R$2 mil por mês", afirmou Alex Dantas, professor de Alimentos do Senai.

O próximo curso será de Confeitaria Avançada. As inscrições começam nesta terça-feira (13), a partir das 8h. Os interessados podem se inscrever no Subúrbio 360, em Coutos, seguindo o cronograma de inscrição de cada atividade, munidos de xerox e original do RG, CPF e atestado de escolaridade de qualquer série do Ensino Fundamental.