Paripe.net

Prefeitura entrega mais um posto de Saúde reformado no Subúrbio

Imagem Responsiva


Prefeitura entrega mais um posto de Saúde reformado no Subúrbio
Foto: Reprodução

Mais uma unidade de saúde foi entregue completamente recuperada pela Prefeitura nesta quinta-feira (14), na comunidade de São Bartolomeu, no Subúrbio Ferroviário. Em funcionamento desde 2002, esta é a primeira vez que a Unidade de Saúde da Família (USF) Beira Mangue recebe intervenções estruturais como pintura, revisão hidráulica e elétrica e novos equipamentos. Na ocasião, o prefeito ACM Neto, acompanhado do secretário municipal de Saúde, José Antônio Rodrigues Alves, informou que esta é a 21ª de 25 unidades já recuperadas pela administração municipal na região e aproveitou para fazer um apelo ao governo do estado para que coloque em funcionamento pleno as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Escada e Plataforma.


A USF Beira Mangue, que tem capacidade para atender oito mil pessoas, funciona nos andares térreo e subsolo e conta com quatro consultórios médicos, dois odontológicos (antes da reforma só havia um), sala de procedimentos, farmácia, sala de vacina, sanitários e recepção. De acordo com o secretário de Saúde, está em negociação com o proprietário do imóvel a locação também do primeiro andar, o que possibilitará a ampliação das instalações e atendimento para os moradores de São Bartolomeu e entorno.


A estrutura conta ainda com duas equipes de Saúde da Família, composta por médicos clínicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, odontologistas, auxiliares de saúde bucal e agentes comunitários. As equipes da USF Beira Mangue estão entre as que receberam melhor avaliação em Salvador do Ministério da Saúde e da Universidade Federal da Bahia (Ufba), na área de Saúde da Família.


O prefeito ACM Neto ressaltou que a saúde também é considerada prioridade na capital baiana e que a Prefeitura está investindo, este ano, 18% do orçamento municipal no setor. “Por ser o maior Distrito Sanitário da cidade, o Subúrbio foi escolhido para receber o maior volume de investimentos. Até dezembro deste ano, o investimento é de mais de R$12 milhões em saúde na região. Em 2016, vamos entregar a USF Plataforma com mais três equipes e a UPA de Paripe, ampliando o atendimento médico para a população”, complementou.


Sobre as UPAs de Plataforma e Escada, sob administração estadual, o prefeito pediu que o funcionamento dessas unidades fosse normalizado, minimizando o sofrimento da população por falta de atendimento. “Fica aqui o meu apelo para que o governo do estado dê o mais rápido possível uma solução para a unidade de urgência e emergência de Plataforma, que não dá mais para ficar fechada, como também peço para que haja mais compromisso com o funcionamento da UPA de Escada, que não atende com qualidade, deixando a população do Subúrbio  indignada”, desabafou Neto.

Imagem Responsiva









Imagem Responsiva