Prefeitura-Bairro oferece capacitação gratuita para moradores do Subúrbio

Prefeitura-Bairro oferece capacitação gratuita para moradores do Subúrbio Fotografo:Jefferson Peixoto/Secom PMS

Moradores do Subúrbio de Salvador podem se inscrever, até o próximo dia 11, no projeto "Aprenda, Faça e Ganhe", que oferece cursos gratuitos voltados para a geração de renda e qualificação profissional. A ação é realizada pela Prefeitura-Bairro Subúrbio/Ilhas, vinculada à Secretaria de Articulação Comunitária e Prefeituras-Bairro (SACPB), em parceria com o Instituto Aprenda, Faça e Ganhe.

|| Receba notícias através do seu WhatsApp. Clica aqui e siga o canal do Paripe.net

As inscrições devem ser feitas de forma presencial, na sede da Prefeitura-Bairro Subúrbio/Ilhas, na Rua Pará, 15, Paripe. As vagas são limitadas e os participantes receberão certificados ao final do curso.

A iniciativa disponibiliza três cursos com foco em áreas de alta demanda: cuidador de idosos, alongamento de unhas e conserto e manutenção de celulares. As aulas começam no dia 15 deste mês e ocorrerão no auditório da unidade da Prefeitura-Bairro Subúrbio/Ilhas, com duração de 30 dias.

"A ideia é simples e direta: aprender uma habilidade, colocar em prática e começar a ganhar com isso. Estamos falando de cursos acessíveis, com aplicação imediata e real impacto na vida das pessoas", afirmou o diretor da Prefeitura-Bairro Subúrbio/Ilhas, Afonso Celso. Ainda de acordo com o diretor, a expectativa é que cerca de 100 jovens e adultos da região sejam beneficiados.

O gestor reforçou que o carro-chefe da organização sempre foi voltado para a educação, com reforço escolar e também aulas de capoeira. Mas com a reinauguração do espaço, após a reforma, as aulas de informática passarão a acontecer. Só com essa atividade, a expectativa é atender 60 adolescentes que estejam em situação de vulnerabilidade ou cumprindo medidas socioeducativas. Além disso, a SBEP terá atendimento médico e assessoria jurídica.

Alcance – Desde quando foi criado, em 2024, o Morar Melhor Entidades alcançou a marca de 288 instituições e terreiros cadastrados, sendo 166 reformas concluídas e 37 em execução.

Para o secretário municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Luiz Carlos de Souza, a iniciativa da gestão municipal tem possibilitado melhores condições de funcionamento a organizações comunitárias, culturais e religiosas que atuam em áreas carentes da capital baiana, reforçando o papel dessas instituições no reforço à política de assistência social.

"Esse projeto é muito importante para Salvador, porque existem inúmeras instituições que prestam serviços relevantes, mas vivem de doações. E pedir doação para manter a atividade e ainda fazer reforma é muito difícil. Com o tempo, esses espaços se degradam e perdem a capacidade de atender bem a população. O Morar Melhor Entidades veio justamente para apoiar essas estruturas, realizando melhorias que garantem dignidade a quem é atendido", afirmou o secretário.