Paripe.net

PPP do Hospital do Subúrbio é contemplada com prêmio da ONU de serviço público

Imagem Responsiva


PPP do Hospital do Subúrbio é contemplada com prêmio da ONU de serviço público
Foto: Reprodução 

A parceria público-privada (PPP) do Hospital do Subúrbio (HS), em Salvador, foi uma das iniciativas contempladas na categoria ‘Melhoria na prestação de serviços públicos’ do Prêmio do Serviço Público das Nações Unidas, que reconhece projetos inovadores de melhoria da prestação de serviços públicos e promoção do desenvolvimento sustentável. A premiação anual mantida pela Organização das Nações Unidas (ONU) será entregue aos representantes do governo baiano, junto com iniciativas destacadas em todo o mundo, durante o Fórum do Serviço Público das Nações Unidas, que acontece em Medellín, na Colômbia, entre 23 e 26 de junho.


Foram quatro mil projetos participantes de todos os continentes. A premiação deste ano vai homenagear 22 iniciativas de 18 países. Inscrito pela Secretaria Executiva do Programa de Parcerias Público-Privadas do Estado, vinculada à Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-BA), o Hospital do Subúrbio foi a única iniciativa brasileira contemplada na edição de 2015.


A premiação anual da ONU já contemplou o projeto baiano do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) e outras iniciativas brasileiras, como o Fórum Interconselhos, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Promovido pelo Programa de Administração Pública das Nações Unidas, o prêmio, de acordo com o site das Nações Unidas, destaca “realizações e contribuições de instituições do serviço público que levam a uma administração pública mais efetiva e responsiva em países ao redor do mundo”.


Exemplo para o Brasil


Este é o quarto prêmio internacional do Hospital do Subúrbio. Em 2012, o projeto foi laureado pela World Finance e pela KPMG e, em 2013, pelo Banco Mundial. “O reconhecimento internacional é um indicativo importante quanto ao acerto de nossas diretrizes na área de PPP, que estão focadas em parâmetros de eficiência e gestão por resultados”, afirma o secretário da Fazenda, Manoel Vitório. Para o secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, o Hospital do Subúrbio é exemplo para o Brasil. “É uma experiência de sucesso na gestão pública, visto que recebemos visitas de representantes de outros estados e países para conhecer e aprender com a nossa experiência”.


O secretário executivo do Programa de PPPs da Bahia, Rogério Princhak, ressalta que “o Hospital do Subúrbio é referência internacional de PPP na área de saúde e por isso vem conquistando diversas premiações e atraindo a atenção de todo o mundo”. Segundo ele, a prospecção e a indicação para que o hospital concorresse ao prêmio foram feitas pelo Centro Internacional de Inovação e Intercâmbio em Administração Pública (CIIIAP), vinculado à Secretaria de Administração (Saeb). 


Referência internacional


Referência internacional no setor, o Hospital do Subúrbio foi o primeiro implantado e operado via parceria público-privada no Brasil. A unidade iniciou o atendimento à população, em setembro de 2010, e beneficia cerca de um milhão de habitantes do Subúrbio Ferroviário, além de outros bairros de Salvador e  região metropolitana. Com 373 leitos, o hospital é destinado ao atendimento de alta complexidade para crianças e adultos, urgência e emergências clínicas, cirúrgicas e traumato-ortopédicas, entre outros serviços.

Imagem Responsiva









Imagem Responsiva