Paripe.net

Plataforma recebe Festival de Arte Caldeirão Cultural



Caldeirão Plataforma
Foto: Divulgação

Promovido pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), por meio da Diretoria de Espaços Culturais (DEC), o Circuito de Festivais, chega ao bairro de Plataforma emSalvador com muitas atrações. O “Festival de Arte e Caldeirão Cultural” tem o objetivo de celebrar a difusão dos movimentos, manifestações e produções locais, e de outros lugares, além possibilitar que a cidade vivencie diversas linguagens artísticas e ainda amplie o diálogo sobre cultura.

 

Entre os dias 31 de Maio a 10 de junho o Centro de Cultura de Plataforma em Salvador contará com uma programação diversificada e muito agito cultural. Toda a programação é gratuita. Na grade estão espetáculos teatrais, bate-papo, exposições, mesa redonda, manifestações artísticas, oficinas de teatro, música e dança.

 

Durante o Festival, o Fórum de Arte e Cultura do Subúrbio, vai fomentar assuntos importantes para o Movimento Cultural. Bate-papo sobre “A importância da Arte-educação para o acesso aos direitos”, debate “Do Parque São Bartolomeu a Pirajá no Movimento de Cultura Popular do Subúrbio” e mesa redonda com o tema “Por uma imagem Positiva do Subúrbio na Mídia”, serão realizados no decorrer do Festival.

 

“O objetivo de se fazer uma programação tão intensa, com atividades dos mais variados tipos, em tantos lugares diferentes e com intervalos tão curtos entre uma e outra é a possibilidade de poder valorizar e dinamizar os centros, agitar as cidades e comunidades do seu entrono e valorizar a grande diversidade cultural da Bahia”, enfatiza Chicco Assis, Diretor de Espaços Culturais da SecultBA, sobre o Circuito de Festivais dos Espaços Culturais da SecultBA. Um aspecto importante nessa iniciativa é a contratação de atrações a partir do processo de Credenciamento de Artistas, Bandas e Grupos promovidos pela DEC neste ano. Mais de 259 artistas de Música, Teatro, Circo, Dança, Manifestações Populares e Infantis foram selecionados e serão contratados para participarem dos eventos realizados pela diretoria.

 

Na Bahia, são 17 espaços mantidos pela SecultBA ao todo. Desses, cinco estão em Salvador. No interior há centros nas cidades de Alagoinhas, Feira de Santana, Guanambi, Itabuna, Jequié, Juazeiro, Lauro de Freitas, Mutuípe, Porto Seguro, Santo Amaro, Valença e Vitória da Conquista, todos com a missão de contemplar ao máximo a produção cultural de seus territórios.

 

O Circuito passará por 10 Espaços Culturais da SecultBA, em 6 cidades diferentes. No primeiro semestre o roteiro segue por Mutuípe (23 a 25.05), Porto Seguro (24 a 28.05), Valença (29.05 a 01.06), Juazeiro (03 a 08.06) e Salvador (Plataforma – 31.05 a 10.06). Para o segundo semestre, estão previstos: Salvador (Solar Boa Vista, Alagados, Xisto Bahia, Casa da Música) e Alagoinhas. O Circuito de Festivais é uma realização da Diretoria de Espaços Culturais (DEC), Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA).

SERVIÇO

O quê: Festival de Arte Caldeirão Cultural

Quando: De 31 de maio a 10 de Junho

Local: Centro Cultural de Plataforma – Praça São Bráz, s/n, Plataforma, Salvador – BA 

Quanto: Acesso gratuito e aberto ao público

Imagem Responsiva









Imagem Responsiva