Paripe.net

Para Praia prossegue neste sábado (11) em Ondina



O banho de mar assistido para deficientes físicos e pessoas com mobilidade reduzida prossegue na segunda semana do Para Praia, neste sábado (11), das 8h às 12h, na praia de Ondina, em frente ao Instituto Bahiano de Reabilitação (IBR). O projeto é promovido pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (Secis), com patrocínio da Braskem e o Salvador Shopping. O projeto conta com o apoio da Cetrel e da Escola Bahiana de Medicina. A produção é da Outros 500 Marketing e Nossa Agência Marketing.

No último sábado, dezenas de pessoas participaram da abertura do projeto, que há seis anos adaptou com sucesso o banho de mar, principal lazer de Verão em Salvador, para deficientes físicos. A sétima edição do Para Praia acontece na capital baiana até o dia 15 de fevereiro, sempre aos sábados, em Ondina.

Funcionamento – O projeto promove banho de mar com muita segurança, conforto e descontração. Em cadeiras anfíbias e acessórios flutuantes, os deficientes físicos e pessoas sem muita mobilidade entram no mar com total assistência de professores e alunos dos cursos de Fisioterapia, Medicina, Biomedicina, Enfermagem e Educação Física da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, além de voluntários de outras instituições de ensino.

Em Ondina, os banhistas e acompanhantes serão recebidos com todo conforto no Espaço Braskem, onde o descanso é garantido pelas cadeiras criadas com o selo do plástico verde da empresa, fruto da combinação de inovação, tecnologia e sustentabilidade. Boias são disponibilizadas para deixar ainda mais divertido o banho dos usuários com mobilidade reduzida. 

Já o Chuveirão do Salvador Shopping também garante o banho de água doce e refrescante aos frequentadores do projeto. Na saída do mar, todos poderão aproveitar uma chuveirada para "tirar o sal". Também são oferecidas toalhas para maior conforto na saída do banho.

O projeto acontece em praias já estruturadas, a exemplo de Ondina, ou nas escolhidas pela produção, equipadas com pistas e rampas de acessos e banheiros especiais. Os banhistas são recebidos com lounges em tendas que protegem do sol e áreas recreativas para práticas de esportes adaptados.