Paripe.net

Palhinha defende manutenção da fachada da Fagipe em Plataforma

Imagem Responsiva


Palhinha defende manutenção da fachada da Fagipe em Plataforma
Foto: Reprodução

O vereador Orlando Palhinha (DEM), autor do requerimento que originou o decreto de desapropriação do terreno da antiga fábrica Fagipe, visando a construção do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) no Subúrbio Ferroviário, está preocupado com a manutenção da fachada original do prédio. Ele encaminhou, na semana passada, projeto de indicação ao prefeito ACM Neto solicitando a restauração da fachada da primeira fábrica de calçados e tecidos da Bahia e uma das primeiras do Brasil, pois sua construção data de 1860.  


Segundo Palhinha, a recuperação da fachada ajudará a manter a referência histórica do local, que fica na orla de Plataforma. “Plataforma tem uma importante contribuição para a história de Salvador. Seus moradores merecem ver a requalificação da área onde pulsava uma fábrica, que gerou emprego e renda para milhares de moradores da região” enfatizou o vereador.


Histórico 


Em 2014 o vereador Palhinha encaminhou ao prefeito o Projeto de Indicação nº 4.958/2014, solicitando a desapropriação do terreno para construção de um CMEI.


A desapropriação do terreno foi autorizada e publicada no Diário Oficial do Município de 4 de março de 2015, através do Decreto nº. 25.844 de 3 de março de 2015. Em 15 de Julho de 2015 Palhinha encaminhou o Projeto de Indicação nº 251/2015 para manutenção da fachada original da construção.