Paripe.net

Obras no terminal marítimo da Ilha de Maré são concluídas e recebem última visita técnica

Imagem Responsiva
Imagem Responsiva
Imagem Responsiva


As obras do terminal marítimo da localidade de Botelho, em Ilha de Maré, estão concluídas, prontas para serem entregues. O secretário do Turismo do Estado, Fausto Franco, fez a última visita técnica ao local antes da inauguração nesta quinta-feira (29), quando também visitou as obras da base náutica Marina de Itaparica, que estão 85% concluídas.

As intervenções integram o pacote de 13 intervenções de infraestrutura náutica na Baía de Todos-os-Santos, a maior do país, promovida pela Secretaria de Turismo do Estado (Setur), por meio do Prodetur Nacional Bahia. O programa está investindo cerca de US$ 76 milhões na região. Segundo Fausto Franco, o investimento, que foi captado a partir de um empréstimo do Banco Interamericano do Desenvolvimento (BID), “vai dar uma guinada em toda a economia náutica do nosso estado”.

Ilha de Maré

As obras na localidade de Botelho, em Ilha de Maré (município de Salvador), já foram concluídas e aguardam data para entrega à comunidade. O projeto inclui implantação e requalificação de rampas e de escadas, recuperação da ponte fixa, rampa móvel e cais flutuante de atracação, além da reforma do terminal turístico (bilheteria, receptivo, administrativo, sanitários e espaço de alimentação). O entorno do terminal passou por requalificação urbanística e paisagística. A área total das intervenções é de 1.087,02 metros quadrados.

A pescadora e marisqueira Janimare Santos, 48 anos, diz que a obra em Ilha de Maré vai beneficiar mais de mil famílias que vivem na região. “Vai melhorar muito no nosso desenvolvimento. A Ilha de Maré é pesqueira, a maioria dos moradores vive da pesca. Além da gente ser pescador, a gente tem nosso quebra galho, vendendo nossa cervejinha, nossa comida, para ajudar no orçamento da casa. E essa obra maravilhosa vai trazer desenvolvimento, vai ter muita procura, muito visitante. E que a gente saiba cultivar essa obra, que está muito bonita. Agora cabe a gente a zelar, fazer nossa parte como moradores”.