Paripe.net

Obra de contenção garante segurança a famílias de Plataforma



As mais de 300 famílias que moram perto de uma área de risco em Plataforma passaram a ter segurança e tranquilidade com a conclusão da obra de contenção de encosta na Rua Belo Monte. A intervenção da Prefeitura foi entregue nesta terça-feira (30), em ato simbólico com a presença do vice-prefeito Bruno Reis e do secretário de Infraestrutura e Obras Públicas, Luciano Sandes. "Estamos empenhados no enfrentamento ao coronavírus, mas também não podemos descuidar de outros problemas históricos da nossa cidade", afirmou Bruno Reis.

A obra contou com investimento de R$ 984,3 mil e contemplou os serviços de solo grampeado e drenagem, com alvenaria de pedra e implantação de passeio em concreto. "No período das chuvas, as famílias que moram lá em cima, na Rua Belo Monte, viviam preocupadas, não conseguiam ter uma noite de sono tranquila, com medo da possibilidade de acontecer um deslizamento de terra", assinalou Bruno Reis, lembrando que o primeiro semestre de 2020 registrou a maior intensidade pluviométrica dos últimos 36 anos.

De acordo com o vice-prefeito, Salvador está mais preparada para enfrentar os períodos de chuvas intensas do que no passado. "Muito se deve à prioridade que a atual gestão deu aos investimentos para a construção de proteções de diversas encostas, seja com as geomantas, aplicadas em mais de 200 áreas, seja com a tecnologia de solo grampeado ou cortina atirantada, levando uma solução definitiva para quase 100 locais em nossa cidade. Nesses últimos anos, a Prefeitura levou tranquilidade para as famílias que moram em um terço das áreas de risco de Salvador", frisou.

Iluminação - O vice-prefeito ainda informou à população que a gestão municipal vai instalar, em breve, lâmpadas em LED em todas as ruas de Plataforma e São João do Cabrito, por meio do programa Iluminando Nosso Bairro, além de reformar cerca de 200 imóveis em situação precária pelo Morar Melhor, na região. "Na terceira etapa do programa, assim que passar a pandemia, o cadastro das casas será iniciado. Não há como a gente fazer este trabalho neste momento", disse Bruno Reis, citando outros investimentos da Prefeitura em Plataforma, a exemplo da construção de uma unidade de saúde e de uma creche.