Paripe.net

No Outubro Rosa, Hospital da Mulher agendará 200 consultas com mastologistas

Imagem Responsiva
Imagem Responsiva
Imagem Responsiva
Imagem Responsiva


No próximo sábado (5), das 7h às 9h, o Hospital da Mulher (HM) vai promover uma triagem para a realização de 200 consultas com mastologistas da unidade, como parte do Outubro Rosa. As mulheres interessadas devem apresentar documento de identificação com foto, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e exames (quando existirem). 

O coordenador do Serviço de Mastologia do HM, o mastologista André Dias, lembra que normalmente as pacientes do hospital são encaminhadas por meio do sistema Lista Única, da Central de Regulação do Estado. “Mas não poderíamos ficar de fora de uma campanha tão importante quanto o Outubro Rosa. Por isso, neste sábado, atenderemos mulheres por livre demanda. É importante alertar que a triagem não se configura como consulta. A paciente vai passar por uma avaliação e, caso atenda aos critérios de admissibilidade do hospital, a consulta será marcada para o dia 19”, explica.

Com foco na prevenção de doenças da mama, essa triagem feita pelo HM já salvou vidas, por conta do diagnóstico precoce. É o caso da costureira Doranete Santos, que participou da ação no ano passado. “Foi tudo muito rápido. O tumor foi identificado e logo iniciei o tratamento. Eu pensei que ia morrer, mas hoje estou bem e curada. Fui muito bem tratada por toda a equipe do Hospital da Mulher e indico que quem tenha suspeita não deixe de participar desse mutirão de triagem”, alerta a costureira. 

Após a consulta do dia 19, as pacientes iniciarão o tratamento indicado no próprio Hospital da Mulher. O mastologista Carlos Daniel de Carvalho ressalta que o câncer de mama é uma doença considerada comum atualmente. “Uma em cada sete mulheres desenvolvem, ao longo da vida, câncer de mama. Por isso, há uma grande necessidade da realização dos exames de rotina para que seja feita a identificação o mais breve possível”, afirma. 

Desde a inauguração, em 2017, a unidade, que é o maior hospital especializado no atendimento à saúde da mulher do Norte-Nordeste, já atendeu mais de 55 mil mulheres, somente no Serviço de Mastologia. Já foram realizados mais de 78 mil procedimentos, como punções, mamografias e estereotaxias, além de mais de quatro mil cirurgias.

O Hospital da Mulher fica na Rua Barão de Cotegipe, nº 1153, no Largo de Roma, em Salvador. No sábado (5), o atendimento da triagem será por ordem de chegada.