Paripe.net

Natal de Salvador conta com realidade aumentada na programação da Prefeitura

Imagem Responsiva


Tecnologia será uma das marcas da decoração natalina preparada pela Prefeitura este ano e que será oficialmente lançada nesta terça-feira (04), no Dique do Tororó e na Praça Dois de Julho, no Campo Grande. Entre as inovações que serão apresentadas pela Diretoria de Iluminação Pública, órgão ligado à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), está projeção em 3D, através de realidade aumentada, de imagens natalinas com uso de totens espalhados pela cidade.

Para visualizar as projeções de forma tridimensional, será preciso baixar o aplicativo Natal Salvador no celular, disponível tanto na Play Store quanto na Apple Store. Ao abrir o aplicativo e apontar para os totens, o usuário vai visualizar Papai Noel sentado em sua poltrona vermelha e com uma árvore de Natal ao lado. Será possível tirar uma foto para ser compartilhada junto com o Papei Noel projetado, compartilhar a imagem nas redes sociais ou até fazer um cartão natalino personalizado. 

"É uma das novidades modernas e interativas que estamos trazendo para o Natal deste ano. As pessoas irão poder fazer cartões de Natal, vídeos, enviar mensagens natalinas e postar nas redes sociais. Basta ter o aplicativo no celular e apontá-lo para um dos totens espalhados na cidade. Tenho certeza que os soteropolitanos e turistas irão gostar", afirmou o diretor de Iluminação Pública, Júnior Magalhães. 

A ferramenta foi desenvolvida pela Prefeitura em parceira com a empresa paulista RD3 Marketing Digital. Idealizador do aplicativo, o design, engenheiro de computação e diretor da empresa RD3, Raphael Magri, adisse que os 25 totens de realidade aumentada começarão a ser instalados em Salvador esta semana. "É muito simples. Quando os totens estiveram colocados nos pontos, as pessoas baixam o aplicativo, apontam e então aparece a interação em 3D que possibilita tirar foto e fazer as brincadeiras nas redes".

Serão quatro totens na Praça 2 de Julho, no Campo Grande, dois no Farol da Barra, um no Elevador Lacerda, outros dois no Dique do Tororó, dois na Estação da Lapa, um no Largo da Mariquita, no Rio Vermelho, um no Cristo da Barra e um na Praça Municipal. A novidade tecnológica também será espalhada em outros pontos: na Praça Irmã Dulce – Roma, rotatória de Paripe, Largo do Tanque - São Caetano, Imbuí, Rotatória do Juliano Moreira – Baixinha de Santo Antônio, Praça Ana Lucia Magalhães – Pituba, rotatória da Fazenda Grande I e Praça de São Marcos.

Imagem Responsiva










Imagem Responsiva