Paripe.net

Jovens da BCS Fazenda Coutos participam de campeonato brasileiro de boxe

Imagem Responsiva


Jovens da BCS Fazenda Coutos participam de campeonato brasileiro de boxe
Foto: Reprodução

Cinco jovens atletas da Base Comunitária de Segurança (BCS) de Fazenda Coutos, no Subúrbio Ferroviário de Salvador, embarcaram neste domingo (10) para Cuiabá, no Mato Grosso, para realizar um sonho. Iasmim Pereira da Paixão, 23 anos, e Geisiane Ribeiro de Jesus, 19, vão participar do 14º Campeonato Brasileiro de Boxe Feminino Elite, enquanto Igor Nascimento Almeida, 16, Iago Santos Passos, 15, e Emerson Santos Costa, 15, vão disputar o 9º Campeonato Brasileiro de Boxe Masculino Cadete. A competição será realizada durante esta semana, no Ginásio Aecim Tocantins.


O grupo baiano viajou acompanhado da comandante da Base, tenente Carla Sousa, e dos professores soldados Wilson Lopes e Adenilton Coelho. Nesta competição nacional está confirmada a presença de 280 atletas de 18 estados brasileiros. Serão disputados 22 títulos, sendo dez na categoria elite feminina e 12 no cadete masculino. “Estamos com boas expectativas. Para esses meninos estarem aqui já é uma vitória. O resultado será excelente, independente de medalhas”, destacou a comandante, Carla Sousa. 


A boxeadora Iasmim Paixão tem uma vasta bagagem na carreira esportiva – foi seis vezes campeã baiana, campeã paulista e vice-campeã brasileira de boxe. “É muito importante participar deste campeonato, disputando mais um título para a minha carreira e adquirindo mais experiência. E, melhor do que o título, é influenciar estes jovens para uma vida nova, com oportunidades. Vão poder perceber que é possível viver do boxe”, ressaltou.


Os jovens boxeadores fazem parte do projeto Campeão Cidadão, que integra o programa Luta Cidadã, desenvolvido pela BCS Fazenda Coutos. No total existem 90 alunos, de ambos os sexos, divididos em quatro turmas. As aulas práticas acontecem três vezes por semana e exigem muito treinamento e participação.


A comandante Carla Sousa enfatiza que é muito importante o esporte como fator de inclusão social, uma vez que se trata de jovens que vivem numa comunidade carente de Salvador. Ela exige que os alunos estejam regularmente matriculados em rede escolar para integrar o Campeão Cidadão. A BCS Fazenda Coutos é uma das 17 bases da Bahia, que fazem parte do programa estadual Pacto pela Vida.

 

Imagem Responsiva









Imagem Responsiva