Paripe.net

Inscrições abertas para Oficinas gratuitas no Centro Cultural Plataforma

Imagem Responsiva


Inscrições abertas para Oficinas de Qualificação gratuitas no Centro Cultural Plataforma
Foto: Reprodução / Antonio Figueiredo

Estão abertas as inscrições para Oficinas de Qualificação no Centro Cultural Plataforma entre os dias 06 e 24 de março de 2017. As Oficinas de Iluminação, Cenário e Iniciação teatral integram o Projeto Sou Mais, da SouDessa Companhia de Teatro. O projeto foi contemplado no Edital Apoio a Grupos e Coletivos Culturais 2016, da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.


Para participar, os interessados poderão se inscrever entre os dias 22 de fevereiro à 02 de março de 2017, enviando para o email: projetosoumaissd@gmail.com, os seguintes dados: Nome completo, endereço, telefone e currículo resumido (em anexo ou no corpo do email).


Oficinas


O curso de Iluminação acontece entre os dias 06 à 10 de março de 2017 e será ministrado por Fernanda Paquelet. Iluminadora, atriz, encenadora, coordenadora técnica e produtora cultural, Fernanda é formada em Interpretação Teatral na UFBA (Universidade Federal da Bahia) e mestranda no PPGAC-UFBA, com pesquisa voltada para formação do artista, para incluir formatos de produção e visando a empregabilidade. Já ministrou oficinas para iniciantes em iluminação cênicas em Salvador e Fortaleza. Dirigiu espetáculos como "As Estrelas de Orinoco" e "Siricotico, uma Comédia do Balacobaco". Como Iluminadora destaca-se pelos espetáculos "Toma Jeito de Gente" e "Cartas Portuguesas". Atualmente, Fernanda é integrante da Quatro Produções Artísticas que também ministra aulas de teatro para crianças.


O curso de Cenografia, que acontece entre os dias 13 e 17 de março, fica por conta do Cenógrafo e Diretor de Arte de filmes, curtas e comerciais de TV, Zaca Oliveira. Dono de um vasto conhecimento em seu segmento, Zaca se destaca também em trabalhos desenvolvidos com Decoradores e Produtores de Eventos da Cidade. Suas obras são voltadas a reflexão de desigualdades sociais, mas também reflete em suas telas o lado abstrato, refinado e altamente decorativo que são sempre requisitadas para a TV ou feitas sob medida para ambientes. Em seu currículo consta exposições individuais como Tudo Veio do Nada e Periferias. Com Direção de Arte e Cenografia já trabalhou em cenários de esporte da CNT, Governo da Bahia, Bahia Recall, Cachaça Ypioca, Maratá, Conexão Xuxa, Correio da Bahia, entre outros.


O curso de Iniciação Teatral será ministrado entre os dias 20 e 24 de março pelo Ator e Diretor de Teatro Marcos Oliveira, o Marcão. Integrante da Companhia Total de Teatro, Marcão é Licenciado em Teatro pela UFBA e ministra aulas há mais de 15 anos. Além de lecionar teatro no SESI, possui no currículo direções teatrais e preparação de atores de teatro. No seu currículo consta "Bessame Mucho", "Perfídia", "Domingo no Parque" e outros.


Projeto Sou Mais


O Projeto Sou Mais nasce como manutenção das atividades da SouDessa visando pesquisar, difundir repertório e montagem de espetáculos com temática LGBTI. A ação contará com temporada de espetáculos de repertório da cia, além de duas novas montagens. O projeto também trará atividades de capacitação e iniciação artísticas (Cênica, Iluminação, Cenografia). 


Soudessa Cia de Teatro 


Fundada em junho de 2011, tendo “TRANSMETRÓPOLIS” como montagem de estréia, a Companhia  traz à tona discussões sobre a pluralidade sexual na atualidade. A SouDessa é uma Cia de colaboradores artísticos de várias áreas dos bastidores (produção, cenografia, figurinista, iluminador etc) do teatro e sempre com elenco convidado diferente a cada montagem. Filipe Harpo é o diretor artístico e também fundador.


A primeira temporada de “TRANSMETRÓPOLIS” aconteceu no Cine Teatro Solar Boa Vista, onde a Cia era residente. O espetáculo ganhou ainda uma segunda temporada em setembro de 2011 no Espaço Cultural Dias Gomes com o apoio do Sindicato dos Comerciários de Salvador. E também contou com o Projeto Destravando: ciclo de debates com o propósito de discutir e informar o público sobre os processos de transformações dentro das sexualidades evidenciadas no espetáculo. 


A segunda montagem da SouDessa, “CONDENADOS”, estreou a primeira temporada em 31 de agosto de 2012 no Cine Teatro Solar Boa Vista - espaço em que a Cia era residente - além de participar da programação da Semana da Diversidade Cultural - a convite do presidente do GGB, Marcelo Cerqueira. A segunda temporada veio em 10 de janeiro de 2013 num novo formato, com uma nova proposta de espaço e interação com o público, sendo encenado no All Club Louge Bar no Beco dos Artistas, Garcia.


Serviço:


O quê: Projeto Sou Mais  – Oficinas de Iluminação, Cenário e Iniciação Teatral  
Quem: SouDessa Companhia de Teatro
Quando: Iluminação: de 06 a 10 de março – Fernanda Paquelet
Cenário: 13 a 17 de março – Zaca Oliveira
Iniciação Teatral: 20 a 24 de março – Marcos Oliveira
Onde: Centro Cultural Plataforma
Quanto: Gratuito
Fan page: https://www.facebook.com/Soudessaciapage/ 
Contato: Fabrício Cumming; (71) 992657867 Edvaldo Junior (71) 998640-0687

 

Imagem Responsiva










Imagem Responsiva