Paripe.net

Hospital do Subúrbio completa cinco anos com 500 mil atendimentos

Imagem Responsiva


Hospital do Subúrbio completa cinco anos com 500 mil atendimentos
Foto: Reprodução

Único hospital público de urgência e emergência construído nos últimos 20 anos na Região Metropolitana de Salvador, o Hospital do Subúrbio (HS) completa cinco anos de funcionamento, nesta segunda-feira (14), somando resultados positivos. Neste período, foram realizados mais de 500 mil atendimentos na emergência e ambulatórios e mais de 45 mil cirurgias, com 64.384 internações e aproximadamente dois milhões de exames complementares. 


A instituição, que se tornou referência nacional e internacional de Parceria Público-Privada (PPP) na área de saúde, tem aliado experiência, competência e humanidade, em benefício dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). “Hoje, a experiência do Hospital do Subúrbio mostra que este modelo é uma alternativa promissora na busca por melhorias no sistema de saúde brasileiro. A PPP é ideal para serviços de alta complexidade. O HS serve de exemplo para que demais projetos sejam estruturados”, afirma o presidente da Prodal Saúde, concessionária responsável pela operação do HS , Jorge Oliveira.


Estrutura física e de recursos humanos


O HS possui uma estrutura física e de recursos humanos adequada, por meio da qual os pacientes recebem todos os cuidados necessários. Ao todo, são 373 leitos. Na terapia intensiva, são disponibilizados 10 leitos de UTI pediátrica e 50 leitos para adultos. A unidade possui também 253 leitos de internação e 60 de internação domiciliar. 


Além de apresentar um moderno parque de medicina diagnóstica, com bioimagem (radiologia digital, ultrassonografia, ecocardiografia, endoscopia digestiva e respiratória, tomografia, ressonância magnética e hemodinâmica) e laboratório de análises clínicas, o hospital possui um centro cirúrgico com excelentes instalações e um ambulatório destinado ao atendimento de pacientes egressos.


O HS dispõe de uma equipe de 1.446 funcionários, incluindo 270 enfermeiros, 585 técnicos de enfermagem, sendo os demais profissionais de apoio técnico, serviços gerais, administração e corpo diretor. Conta, ainda, com um time assistencial composto por: um corpo clínico com 394 médicos das mais diversas especialidades - clínica médica (clínica geral, nefrologia e neurologia), clínica cirúrgica (anestesiologia, cirurgia geral, cirurgia torácica, cirurgia plástica, cirurgia vascular, neurocirurgia, ortopedia e traumatologia, urologia e pediatria cirúrgica), cirurgia bucomaxilofacial e pediatria clínica – e os demais membros da equipe de saúde (enfermagem, fisioterapia, nutrição, serviço social, farmácia, psicologia e fonoaudiologia). 


“O Hospital do Subúrbio organiza suas atividades de forma a valorizar a assistência à saúde dos pacientes, com ética e segurança, desenvolvendo um trabalho interdisciplinar que busca cada vez mais estimular a participação e inclusão do médico, como gestor dos cuidados prestados ao paciente e verdadeiro líder da equipe assistencial”, esclarece o diretor médico, Jorge Motta.


Reconhecimento


Neste ano, o HS recebeu o segundo lugar no Prêmio da Organização das Nações Unidas (ONU) em Melhoria na Entrega de Serviços Públicos na América Latina. Outros reconhecimentos marcam a história do hospital, como a Acreditação Hospitalar - conferida em 2012 pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) em nível 1, num prazo recorde de dois anos após a inauguração - e a recertificação em nível 2, Acreditado Pleno, em 2014. A unidade recebeu ainda o Prêmio das 100 Iniciativas mais Inovadoras do Mundo, pela KPMG em 2012, e o Prêmio dos 10 Melhores Projetos de PPP da América Latina e Caribe, pelo IFC, revista World Finance e Infrastructure Journal em 2013.


Os bons resultados e as diversas premiações atraíram atenção de autoridades e de instituições interessadas em ampliar a oferta da assistência médica. O Hospital do Subúrbio tornou-se referência nacional e internacional, passando a receber visitas como a do presidente do Banco Mundial, Jim Yong Kim, do presidente da Internacional Finance Corporation (IFC), Jin Yong Cai, da diretora-geral da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), Mirta Roses Periago, do representante da Opas no Brasil, Joaquim Molina, do especialista sênior em saúde do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Frederico Guanais, entre outras autoridades, como ministros, governadores e secretários de estados e municípios.


Inovação tecnológica


O hospital inova também com a implantação do aplicativo HS Agora. O aplicativo é o mais novo aliado do médico, do paciente e da sociedade. O software está disponível para download gratuito na Appstore e no Google Play, nos formatos IOS e Android, respectivamente.


O aplicativo tem a função de apresentar o movimento de pacientes atendidos pela instituição, informando dados como o número de pacientes internados, número de altas, tempo de permanência, número de cirurgias, entre outros. As informações são atualizadas a cada 20 minutos. 


Comemoração


Transcorridos cinco anos, o Hospital do Subúrbio vai comemorar o seu aniversário, de forma festiva, na próxima segunda (14), a partir das 8h, homenageando os colaboradores pela dedicação, competência e responsabilidade. A população também será homenageada por meio das lideranças comunitárias do Subúrbio Ferroviário.

Imagem Responsiva









Imagem Responsiva