Paripe.net

Festival de Hip Hop do Subúrbio anima a Praça do Revolução, em Periperi

Imagem Responsiva
Imagem Responsiva
Imagem Responsiva


Festival de Hip Hop do Subúrbio anima a Praça do Revolução, em Periperi
Foto: Betto Jr. | Correio

Dois grupos de jovens da periferia se enfrentaram ontem, em plena Praça da Revolução, em Periperi, em uma batalha que exigiu força, jeito e muito jogo de cintura. As duas equipes, cada uma com cinco componentes, disputaram a final da primeira edição do Festival de Hip Hop, organizado pelo Grupo A Voz do Subúrbio. 


Na praça, os participantes, de ponta-cabeça, se exibiam diante de uma plataia empolgada. “Nós já organizamos diversos eventos aqui, mas sempre nos pediam que fizéssemos alguma coisa relacionada ao hip hop. Angariamos dinheiro para o prêmio e fizemos”, contou Silvia Menezes, uma das produtoras do Grupo A Voz do Subúrbio. O prêmio é no valor de R$ 1 mil.


A primeira equipe a se apresentar foi a Heros Of Crew, com integrantes de 13 a 21 anos. “A gente se conheceu no Colégio [Estadual] Almirante Barroso. Começamos a participar de festivais”, disse Isaac Castro, 18 anos, conhecido como Toddy Villa. O garoto contou que a dança de rua tirou muitos amigos de caminhos perigosos. “Além de valorizar a cultura do bairro, mostra para todo mundo que o subúrbio não é só violência. Tenho muitos colegas que deixaram o crime pelo hip hop”, revelou. 


B.boy Rex, apelido de Luiz Paulo Conceição, 27, do grupo oponente CW Crew, com jovens de 18 a 27 anos, concordou. “A população conhece nossa dança, não fica só na palavra. Isso faz com que outros tenham vontade de participar”, afirmou. A caixa Lucilene Souza, 31 anos, percebeu essa vontade na filha Nicole, de 10 anos. A menina, que assistiu às batalhas, já queria participar de algum grupo. “É um incentivo para as crianças e adolescentes daqui. Se ela quiser, eu vou apoiar”, falou.


O resultado, definido pela mesa de jurados formada pelos professores e coreógrafos André Amorim, Hélio Oliveira, Deko Alves, David Barros e Damário Fernandes, saiu pouco depois das 17h e confirmou como vencedor o Heros Of Crew. “Com esse dinheiro, vamos investir no grupo, comprar uma caixa de som para fazer nossa roda em outros locais”, adiantou Isaac.