Paripe.net

Feirantes continuam sendo realocados para o novo Mercado Municipal de Periperi

Imagem Responsiva
Imagem Responsiva
Imagem Responsiva


Feirantes continuam sendo realocados para o novo Mercado Municipal de Periperi
Foto: Evilânia Sena | Agecom

A transferência e o ordenamento dos cerca de 220 feirantes que mantinham comércio informal na Rua das Pedrinhas, em Periperi, estão sendo realocados para o novo Mercado Municipal do bairro. Segundo a Municipal de Ordem Pública (Semop) e relatos dos próprios comerciantes, as acomodações anteriores eram precárias, e tanto vendedores como clientes estavam sujeitos ao contato direto com lixo, lama, ratos, baratas, animais peçonhentos e imundícies em geral, causando doenças a feirantes e consumidores.


“Para muitos desses comerciantes, essa mudança é a realização de um sonho. A transferência é uma grande conquista para a comunidade que ansiava por uma solução na questão do ordenamento do comércio, do trânsito, que era caótico na região, e até mesmo por ser uma questão de saúde pública, visto que as condições sanitárias da antiga feira eram totalmente inaceitáveis. O ordenamento, em casos assim, é a parte menor do trabalho. O que estamos garantindo para essas pessoas é dignidade e o resgate da cidadania, sem danos e com melhoria da qualidade de vida”, afirma a secretaria Rosemma Maluf (Semop).


O novo equipamento conta com espaços para a comercialização de pescados, carnes, flores, embalagens, cereais e artigos religiosos, entre outros produtos. Todos os permissionários passaram por treinamento e capacitação realizados em parceria entre a Semop e o Sebrae, quando tiveram acesso a conhecimentos sobre a legislação municipal que rege o funcionamento e fiscalização dos mercados públicos, direitos e deveres, preços públicos, formação de associação e licenciamento.