Paripe.net

Exposição fotográfica no Subúrbio homenageia Mestre King

Imagem Responsiva


Exposição Mestre King
Foto: Divulgação

Compondo a programação do Mês da Dança, em que se comemora o Dia Internacional da Dança (29 de abril), a Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Governo do Estado (SecultBA), em parceria com a Diretoria de Espaços Culturais (DEC), realiza a Exposição Mestre King em centros do subúrbio de Salvador. No Espaço Cultural Alagados, no bairro do Uruguai, a mostra ficará aberta de 8 a 30 de abril; já no Centro Cultural Plataforma, será de 16 a 30 de abril. Nos dois locais, o horário de visitação é de 9 às 18 horas, com entrada gratuita. A mostra é uma homenagem a este que foi o primeiro homem a se graduar em Dança pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e que é o precursor da dança afrobrasileira, elemento fundamental do repertório cultural baiano.

Com curadoria de Álvaro Villela, a exposição reúne fotografias de autoria de nomes como Any Valette e Rafael Martins, além de fotos do acervo pessoal de Mestre King, retratando a sua trajetória profissional, desde aluno da Escola de Dança da UFBA até se tornar coreógrafo renomado com o grupo Gênesis, formado em 1976. Há ainda registros de sua mais recente criação, o espetáculo Opaxorô, que, sob uma perspectiva contemporânea, faz a narrativa coreográfica de uma das mais belas lendas dos orixás: a viagem de Oxalá para a terra de Oyó, ou terra de Xangô.

Considerado uma das maiores autoridades em tradições da música e dança afrobrasileiras, Raimundo Bispo dos Santos, baiano conhecido internacionalmente como Mestre King, professor e coreógrafo, desenvolveu um método que misturava elementos de danças folclóricas e populares brasileiras com as dos orixás do Candomblé, que resultou na dança afrobrasileira. Ele montou mais de 100 coreografias e dividiu seu conhecimento em diversos países do mundo. Em 2013, este Mestre, ainda em plena atividade, inclusive em aulas regulares na Escola de Dança da FUNCEB, completou 70 anos de vida.

O que: Exposição Mestre King
Onde: Espaço Cultural Alagados, 8 a 30 de abril, 9h às 18h
Onde: Centro Cultural Plataforma, 16 a 30 de abril, 9h às 18h
Quanto: Grátis
Informações: 71 3324-8515
Realização: DEC/ Sudecult/ Dirart/ FUNCEB/ SecultBA

 

Imagem Responsiva










Imagem Responsiva