Paripe.net

Espetáculo Orgulho retorna no Instituto Goethe

Imagem Responsiva


Após uma expressiva estreia no Teatro Raul Seixas, o Espetáculo Orgulho retorna para mais duas apresentações, nos dias 23 e 24 de novembro, no Goethe-Institut (Icba) – Corredor da Vitória. A montagem da SouDessa Cia de Teatro faz parte do Projeto Sou Mais, contemplado no Edital Apoio a Grupos e Coletivos Culturais 2016, da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.

Em Orgulho, a professora Marília reavalia os seus princípios ao lidar com a demonstração de afeto entre duas alunas no pátio da escola em que ela leciona. Namoradas, as estudantes tomam a atitude como uma forma de protesto e libertação de seus direitos como mulheres lésbicas.

Embora recebam o apoio de alguns colegas, as reações no colégio particular de visão conservadora são em sua maioria homofóbicas. Além disso, a posição contrária da instituição em lidar com o assunto faz com que Marília tome uma atitude surpreendente.

O monólogo dirigido e escrito por Filipe Harpo traz a atriz Mariana Borges (Frida Kahlo, O Sumiço da Santa). Orgulho amplia o debate sobre as lutas LGBTs contra a homofobia, intercala a história do ato violento ocorrido no colégio e o desenvolvimento dos Movimentos Homossexuais. Todas as ações desenvolvidas através dos olhos de uma mulher.

Orgulho segue em cartaz no Instituto Goethe (Instituto Cultural Brasil Alemanha – Icba) nos dias 23 e 24 de Novembro, sempre às 19h.

Projeto Sou Mais

O Projeto Sou Mais foi contemplado no Edital Apoio a Grupos e Coletivos Culturais 2016, da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia. O Sou Mais nasce como manutenção das atividades da SouDessa visando pesquisar, difundir repertório e montagem de espetáculos com temática LGBT. A ação contará com temporada de espetáculos de repertório da Cia, além de novas montagens. O projeto também trará atividades de capacitação e iniciação artísticas (Cênica, Iluminação, Cenografia). 

Através do Projeto Sou Mais, a SouDessa já trouxe em cartaz os Espetáculos Transmetrópolis (3ª temporada), Condenados (3ª temporada) e O Beijo da Rainha (1ª temporada).  

SouDess Cia de Teatro 

Fundada em junho de 2011, tendo Transmetropolis como montagem de estreia, a Companhia traz à tona discussões sobre a pluralidade sexual na atualidade. A SouDessa é uma Cia de colaboradores artísticos de várias áreas dos bastidores (produção, cenografia, figurinista, iluminador etc) do teatro e sempre com elenco convidado diferente a cada montagem. Filipe Harpo é o diretor artístico e também fundador.

Serviço:

O quê: Orgulho
Elenco: Mariana Borges - Direção de Filipe Harpo  
Quem: Projeto Sou Mais - SouDessa Companhia de Teatro
Onde: 23 e 24 novembro
Quando: Goethe-Institut (Instituto Cultural Brasil Alemanha – Icba), Av. Sete de Setembro, 1809 – Corredor da Vitória
Quanto: R$ 10,00 (meia); 20,00 (inteira)
Classificação: 18 anos

Imagem Responsiva










Imagem Responsiva