Paripe.net

Espetáculo "O homem rico pobre" se apresenta no Centro Cultural Plataforma



Facilitar o acesso ao teatro de crianças, jovens e adultos, estimular a reflexão e despertar o interesse pela arte são alguns dos objetivos da "Encompanhia de Interesse Popular".

O espetáculo infanto-juvenil “O Homem Rico Pobre”  faz apresentação no Centro Cultural Plataforma, nesta terça-feira, dia 24 de abril, às 16h. A atividade cultural será voltada para estudantes da  Rede Municipal de Ensino e integra o projeto de Teatro Plataforma 1 que acontece em parceria com a Gerência Regional do Subúrbio.

O texto “O Homem Rico Pobre” escrito e dirigido por Luciana Souza, artista e educadora, é inspirado na obra de Ariano Suassuna (1954) “O Rico Avarento”. Uma montagem da Encompanhia de Interesse Popular, grupo de arte, educação e cultura que pesquisa as mais diversas manifestações populares e reside no Centro de Articulação Arquidiocesano Pastoral Afro. 

A comédia “O Homem Rico Pobre” trata de um homem muito rico que não permite vínculos com outras pessoas, pensando que as mesmas vão usurpar os seus bens materiais. O espetáculo discorre sobre qualidades desvirtuosas do ser humano, como a avareza, a usura, a sovinice, a dificuldade e o medo de compartilhar, de perder algo que possui, como bens materiais e recursos, além de refletir questões sociais, políticas e culturais da atualidade.  

Personagem - O Rico, interpretado por Carlos Pereira, tem dificuldades de relacionamento com  outras pessoas, inclusive com a própria mãe (Necy Neves), por achar que querem tirar proveito da sua riqueza. Porém, o mesmo se apresenta solitário, carente e doente, quando recebe na sua casa uma governanta (Priscila Cerqueira) que expressa valores humanizados em meio a tantos destemperos de seu patrão. E ainda contrapondo a sua avareza, outros personagens que buscam aproximação com o mesmo, fazem valer a solidariedade, a generosidade e o amor ao próximo. Assim, as possibilidades afetivas vão dando lugar a um enredo intrigante, cômico e reflexivo da nossa realidade cotidiana e dos valores sociais. 

O espetáculo trata dessas temáticas com muito humor, utilizando-se do teatro popular com elementos do teatro do absurdo, do teatro de sombra, de manipulação e com efeitos psicodélicos de som e luz. 

Serviço:

O quê: Comédia Infanto-Juvenil “O Homem Rico Pobre”
Onde: Centro Cultural Plataforma
Quando: 24/04/2018
Horário: 16h
Público: Crianças a partir de 5 anos, jovens e adultos.
Valor: Gratuito

Imagem Responsiva









Imagem Responsiva