Paripe.net

Espaço que celebra o Subúrbio vence o prêmio Brasil Criativo

Imagem Responsiva


Na noite do último sábado (30), aconteceu em São Paulo a cerimônia que consagrou os empreendedores criativos do país com o Prêmio Brasil Criativo. Um dos cases vencedores da noite foi o Acervo da Laje do bairro de Plataforma, no Subúrbio de Salvador, na categoria Patrimônio e Artes.

O espaço conquistou o prêmio, por preservar a memória e a cultura da periferia, promovendo desde sua fundação em 2011, pesquisa sobre a arte invisível dos trabalhadores da beleza nas periferias de Salvador.

“A conquista do Prêmio Brasil Criativo reforça a importância da visibilidade das narrativas que se contrapõem às hegemonias e mostra a diversidade das experiências periféricas nas disputas simbólicas, ocupando espaços geralmente localizados nos centros das grandes cidades e deslocando-os para os nossos territórios, gerando iniciativas que trazem à tona as riquezas relacionadas às artes e às memórias de parte da população que não se vê representada em outros espaços museais”, declara José Eduardo Ferreira Santos, idealizador da iniciativa.