Paripe.net

Entrega de cozinha comunitária beneficia quilombolas em São Tomé de Paripe

Imagem Responsiva


Entrega de cozinha comunitária beneficia quilombolas em São Tomé de Paripe
Foto: Reprodução

A comunidade quilombola do bairro de São Tomé de Paripe, em Salvador, foi beneficiada, nesta quarta-feira (18), com a entrega de uma cozinha comunitária do programa Vida Melhor Urbano, que é coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes). Os equipamentos vão contribuir para estruturação e fortalecimento dos arranjos produtivos locais.


Com investimento de aproximadamente R$ 27.500, a cozinha comunitária beneficia 25 mulheres do Quilombo do Tororó, com idade entre 31 e 52 anos. Os equipamentos integram as 14 cozinhas do projeto ‘Redes de Cozinhas Solidárias’ executado em parceria com a Associação Vida Brasil. 


Segundo o coordenador do Vida Melhor Urbano, Ápio Vinagre, a estruturação das unidades produtivas e a assessoria técnica necessária fortalecem os empreendimentos de economia solidária, de forma que possam gerar renda para as famílias que compõem esses grupos.


Entre os itens da cozinha, estão equipamentos de estoque e pesagem, preparação de alimentos, cozimento e limpeza. A cozinheira Ana Lúcia dos Santos disse que o espaço vai contribuir para garantir o sustento das famílias. “Espero que as empresas façam muitas encomendas e os clientes possam experimentar nossa culinária”.


Já a líder do Grupo de Mulheres Tempero do Quilombo, Maria de Fátima Lima, disse que “somos um grupo de pescadoras e marisqueiras e estamos contentes com essa possibilidade de geração de renda”. 


Empreendimentos populares


O programa Vida Melhor Urbano, desenvolvido pelo Governo da Bahia, é um conjunto de estratégias que busca incluir produtivamente pessoas com potencial de trabalho. Um dos diferenciais da iniciativa é a identificação das diferentes modalidades de trabalho para promover ações direcionadas aos empreendimentos populares e solidários, apoiando os produtores individuais, familiares ou associados, tanto nos espaços urbanos quanto nos rurais. O programa garante assistência técnica, apoio à comercialização, crédito assistido, qualificação, transferência de equipamentos e insumos.

Fonte: Secom

Imagem Responsiva










Imagem Responsiva