Paripe.net

Eleição escolhe nome de Nelson Mandela para colégio em Periperi

Imagem Responsiva


| |

Eleição escolhe nome de Nelson Mandela para colégio em Periperi
Foto: Reprodução | Google Maps

Colégio Madiba Nelson Mandela. Esse é o nome que estudantes, professores e funcionários do Colégio Estadual Humberto Alencar Castelo Branco, situado no bairro de Periperi, em Salvador, pretendem chamar a escola de agora em diante. A decisão foi tomada durante votação realizada na quinta-feira (5).

 

De acordo com Olívia Costa, diretora do colégio, o nome do ex-presidente da África do Sul obteve 496 votos contra os nomes de outras personalidades como Milton Santos (209 votos), Carlos Lamarca (203) e Paulo Freire (61). A eleição ainda teve 13 votos nulos.

 

Com a decisão, a diretora pretende preparar a documentação e enviar à Secretaria de Educação da Bahia até segunda-feira (9), para que o nome seja legitimado. Somente com a aprovação da secretaira será possível mudar o fardamento dos estudantes, o nome da fachada da escola, dentre outras coisas.

 

"Estou feliz por conta da iniciativa. O nome de Nelson Mandela tem uma relação com o que a gente prega, a busca da paz, a diminuição da violência dentro da escola. Ele reflete a questão da igualdade, da democracia", justifica Olívia.
Antes de realizar a eleição, professores realizaram aulas especiais sobre os nomes escolhidos para votação. "Tivemos palestras com pessoas de fora, debates e os professores trabalharam pedagogicamente fazendo com que o aluno pesquisasse sobre eles", conta a diretora.

Fonte: G1 Bahia

Imagem Responsiva









Imagem Responsiva