Paripe.net

Creche no Subúrbio integra requalificação do Parque São Bartolomeu

Imagem Responsiva


Foto: Elói Corrêa/GOVBA
Foto: Elói Corrêa/GOVBA

A Creche Heroínas do Lar foi entregue à população do Subúrbio Ferroviário de Salvador, nesta sexta-feira (28), como parte do projeto de requalificação da área do Parque São Bartolomeu, executado pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder). A creche atende 120 crianças, com idade entre 2 e 5 anos, e 200 a partir dos 6 anos para reforço escolar.

Famílias, que utilizam a unidade como ponto de apoio enquanto realizam atividades fora de casa, moram nas proximidades do parque. Elas vêem no espaço oportunidade de ter os filhos bem cuidados durante o período em que não estão por perto. 

“Eu precisava trabalhar e não tinha com quem deixar minha filha. Então trouxe para a creche, que agora está neste espaço bem maior, com refeitório, mais professores e lugar adequado para brincar. Assim fico muito mais tranquila”, disse Meire Sampaio, 24, mãe de Ana Vitória Barbosa, de 3 anos. 

A satisfação com a estrutura da nova creche foi expressa também por Márcia Souza, 21, onde ela deixa o filho Márcio Vitor, 5 anos, sob os cuidados dos profissionais que atuam na unidade.. “Este é o terceiro ano dele na creche. Acho que agora ele vai poder se desenvolver ainda mais”. Márcia destacou o espaço para prática de esporte e outras atividades ao ar livre, ao lado do parque. “Estou muito contente”.

Com mais de mil metros quadrados, a creche tem 12 salas, biblioteca, brinquedoteca, refeitório, administração, cozinha, copa e área de lazer. A unidade funciona há mais de 30 anos graças ao trabalho do Clube de Mães de Novos Alagados, e agora é administrada por Ruth Silva Soares, filha de dona Nazide Araújo, 66, fundadora da entidade. 

“Nós tínhamos um espaço modesto, com estrutura pequena que já não comportava as crianças de forma confortável. Agora poderemos ampliar as atividades oferecidas e dar mais conforto para eles. É um trabalho grandioso e estamos realmente agradecidos”, afirmou Ruth. 

Projeto 

O projeto de requalificação do parque também contempla a construção de novos conjuntos habitacionais, que totalizam mais de 500 moradias no Alto do Cabrito, em São Bartolomeu, e em Pirajá. As famílias que moravam precariamente na área do parque estão sendo realocadas por etapas. 

De acordo com o presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), Ubiratan Cardoso, a revitalização do Parque São Bartolomeu, que tem área de 75 hectares, representa investimento de R$ 93 milhões do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur). 

Segundo ele, “além da creche, que estamos inaugurando hoje, ainda no primeiro semestre deste ano, serão entregues outros conjuntos habitacionais, o Centro de Cidadania e Cultura (em Pirajá), o Museu e a Praça de Eventos de São Bartolomeu”. 

O projeto envolve a recuperação de todo o entorno do parque, “que vai se tornar um espaço turístico e, ao mesmo tempo, um equipamento para ser utilizado por quem mora na região”. 

Imagem Responsiva










Imagem Responsiva