Paripe.net

Conder oferece capacitação profissional para moradores de Nova Constituinte

Imagem Responsiva
Imagem Responsiva
Imagem Responsiva


Nesta semana, os moradores de Nova Constituinte, no Subúrbio Ferroviário de Salvador, estão participando de um ciclo de ações voltado à capacitação profissional, melhoria na geração de renda e da qualidade de vida. A oportunidade está sendo oferecida pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado (Conder), por meio do projeto Técnico Social, que é desenvolvido de forma integrada junto às intervenções de infraestrutura e requalificação urbana, em curso, na região.

“A oportunidade de eu estar fazendo esse curso é proveniente do meu trabalho como diarista. Eu vi a necessidade do mercado de trabalho, então eu procurei me aperfeiçoar nessa oportunidade. Esse campo que foi aberto dentro da minha comunidade para poder me especializar na área vai melhorar minha qualidade de trabalho”, disse Márcia Rodrigues, 46 anos, moradora da Nova Constituinte e aluna do curso de Cuidados de Idosos.

Além da qualificação profissional de Cuidador de Idoso, está sendo promovido o curso de Pedreiro Polivalente. As atividades estão sendo realizados de segunda a sexta-feira e tem carga horária de 160 horas. Outra ação que acontece no local é a Oficina de Dança, nas quartas e sextas-feiras, com duração de seis meses. As ações estão sendo feitas seguindo todos os protocolos de prevenção e proteção contra a Covid-19.

Para o ajudante de pedreiro, Adenilson Souza, 26 anos, o curso representa aperfeiçoamento. “Eu quero melhorar o que já faço e, com essa qualificação, vou poder colocar mais técnicas em prática e crescer ainda mais”, disse.

A supervisora do Projeto de Desenvolvimento Socioambiental, Priscila São Bernardo, destacou a importância das iniciativas. “A Conder atua na Nova Constituinte desde 2008, com execução de obras de pavimentação, canais de drenagem, requalificação urbanística e infraestrutura, como a própria construção do Centro Comunitário. E, para além das intervenções físicas, desenvolve, ainda, ações sociais para fomentar autonomia e o protagonismo social da comunidade”, afirmou. As inscrições para participar dos cursos foram realizadas no escritório social, localizado no Centro Arnaldo Anselmo, onde as atividades estão sendo desenvolvidas.