Paripe.net

Centro de Referência do Parque São Bartolomeu sedia cursos profissionalizantes

Imagem Responsiva
Imagem Responsiva
Imagem Responsiva


Centro de Referência do Parque São Bartolomeu sedia cursos profissionalizantes
Foto: Bruna Gasbarre / Ascom CONDER

Conhecido pela diversidade natural e local sagrado para religiões de matriz africana, o Parque São Bartolomeu também abriga atividades culturais, sociais e profissionalizantes, desde a revitalização realizada pelo Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento Urbano (Conder), em 2014. 


O coordenador-geral do parque, Cosme Miranda, explica que o Centro de Referência do local recebe atividades de segunda a sexta-feira, atendendo às demandas do moradores do bairro e de regiões vizinhas. “O centro possui três salas, um auditório, uma sala de exposição e pátio central. É um dos poucos locais públicos em Salvador que oferece gratuitamente uma infraestrutura tão completa para a comunidade. Nós montamos um cronograma mensal para não deixar de atender a todos os pedidos de apoio”, explica Miranda.


Além das atividades em dias comerciais, qualquer interessado pode agendar visitas guiadas para conhecer o interior do parque durante todos os dias da semana, principalmente aos sábados e domingos, quando a procura por lazer é maior. “Muita gente vem com suas famílias, fazer piquenique, conhecer a Cachoeira de Oxum e ter maior contato com a natureza”, afirma o coordenador de atividades culturais, Vandson Teixeira dos Santos. 


Atividades profissionalizantes


Dois cursos profissionalizantes ocorrem até 6 de dezembro, em parceria com a Cooperativa de Trabalho e Apoio Tecnológico (Coopat). O curso de manicure acontece no período da manhã, enquanto o de instalação elétrica residencial, no período vespertino. Cada turma é formada por 40 alunos, moradores dos bairros de São Bartolomeu, Pirajá, Plataforma, Ribeira, Vista Alegre, Boiadeiro, São João do Cabrito e Cabrito de Baixo.


A supervisora da Coopat, Rosemary Vieira, explica que “alguns alunos já trabalham na construção civil ou salões de beleza e buscam aperfeiçoar seus conhecimentos. As aulas acontecem num ambiente estruturado, com salas amplas, com lousa e carteiras, além de sanitários e copa sempre limpos. A equipe que trabalha aqui é muito bem preparada e nos recebe com muita atenção”. 


Orientações 


O Centro de Referência também é utilizado para atividades que a Conder desenvolve em apoio às comunidades que receberam unidades habitacionais em Pirajá, em outubro de 2014, e em São Bartolomeu, em setembro de 2017. A assistente social da Conder, Elaine França, é responsável para Plano de Pós Ocupação e sempre utiliza o centro para passar informações sobre o melhor uso das novas habitações. 


“Sempre reúno os moradores aqui, pois é perto de suas casas, garantindo uma maior participação. Contamos com o apoio da associação local ‘Movimento Cultura e Cidadania’, que é muito engajada em tudo que acontece aqui no bairro”, pontua Elaine.