Paripe.net

Centro Cultural Plataforma recebe clássicos de Shakespeare: 'Otelo' e 'Romeu e Julieta'



O grupo de teatro da Associação Cultural Herdeiros de Angola apresenta no Centro Cultural Plataforma – espaço cultural administrado pela Secretaria de Cultura do Estado (Secult) – os espetáculos teatrais “Otelo” e “Romeu e Julieta”. As apresentações acontecem neste sábado (20), a partir das 15h. Os ingressos custam R$ 2 (inteira) e R$1 (meia) e a classificação livre. Os espetáculos fazem parte da mostra final do grupo após um ano de pesquisa com a temática do dramaturgo William Shakespeare.

Otelo conta a história do general que serve ao reino de Veneza, e que se apaixona à primeira vista por Desdêmona, a filha de um dos senadores mais poderosos da cidade. O amor é correspondido e Otelo se casa escondido com Desdêmona. O pai dela ao saber do enlace dos dois fica furioso, mas acaba perdoando a filha. Os dois parecem viver na mais plena harmonia, mas uma tragédia marca a vida do casal quando Otelo acaba sendo envenenado pelo personagem Iago, que o inveja em diversos aspectos.

Já em Romeu e Julieta o enredo passa-se em Verona, Itália, por volta do ano 1500 e trata os amores do jovem casal que apesar de serem provenientes de famílias rivais (os Montagues e os Capuleto que são inimigas há muitos anos), se apaixonam um pelo outro. Nesta história as lutas de espada, o disfarce, os equívocos, a tragédia, o humor e a linguagem da paixão simbolizam, no seu conjunto, o amor verdadeiro.

A Associação Cultural Herdeiros de Angola fundada em 9 de maio de 2005, no bairro da Plataforma, tem como o objetivo propor melhor qualidade de vida às pessoas da comunidade trabalhando no sentido de alavancar o desenvolvimento dos jovens e adolescentes através da dança, teatro, literatura, reuniões e seminários educativos e da convivência em grupo, que ressalta a diferença de cada um, mostrando a necessidade de se entender e contemplar essa diferença.

Espaços Culturais da Secult

A Secretaria de Cultura do Estado (Secult) mantém 17 espaços culturais em diversos territórios de identidade baianos, geridos pela Diretoria de Espaços Culturais (DEC), setor vinculado à Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura (Sudecult). Destes, cinco encontram-se em Salvador – Cine Teatro Solar Boa Vista, Espaço Xisto Bahia, Casa da Música de Itapuã, Centro Cultural Plataforma e Espaço Cultural Alagados – e 12 nos municípios de Alagoinhas, Feira de Santana, Guanambi, Itabuna, Jequié, Juazeiro, Lauro de Freitas, Mutuípe, Porto Seguro, Santo Amaro, Valença e Vitória da Conquista. Para mais informações, acesse o site www.espacosculturais.wordpress.com.

Imagem Responsiva









Imagem Responsiva