Paripe.net

Cemitérios têm programação especial em Salvador para o Dia de Finados

Imagem Responsiva


Cemitérios têm programação especial em Salvador para o Dia de Finados
Foto: Reprodução

Quem já perdeu um ente querido sabe que, por mais que o tempo passe, a lembrança  dos que já se foram nunca morre. Às vésperas do dia de finados, celebrado no dia 2 de novembro, os principais cemitérios da capital baiana se preparam para receber verdadeiras multidões que invadem estes espaços a cada ano.


Entre as homenagens aos que já partiram, além de missas e rituais dos mais diversos tipos, há até previsão de chuva de pétalas de rosas, o que promete emocionar aos que passarem pelo Jardim da Saudade, em Brotas, no próximo domingo.


O lançamento de pétalas será feito com a ajuda de um helicóptero, a partir das 11 horas.


Ainda no Jardim da Saudade estão previstas uma missa às 8h na sala de cerimonial de crematório, outra celebração católica, desta vez ao ar livre, às 9h30. Após a chuva de pétalas no final da manhã, as atividades do dia de finados no local são encerradas às 16 horas.


De acordo com a administração do espaço, cerca de 10 mil pessoas são aguardadas. Outro espaço que também está com programação para a data é o Cemitério do Campo Santo. Lá as atividades têm início às 6h30 com a missa, seguida de outra celebração às 7h30. Às 9h o arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger faz a Celebração da Eucaristia, junto com os irmãos da Santa Casa.
As ações no Campo Santo prosseguem com uma missa às 11 horas, outra às 13, às 14h30 e às 16 horas. No Cemitério Quintas dos Lázaros, na Baixa de Quintas, amigos e familiares de pessoas enterradas no local poderão participar das missas marcadas para às 8h, 9h30, 11h, 14h e 16h.


Já no Bosque da Paz, no bairro de Nova Brasília, uma programação diversificada aguarda os visitantes, tendo início com uma palestra espírita com Sônia Dorea. Em seguida, às 10h, uma missa está prevista para os praticantes do catolicismo. Às 14 horas, um culto evangélico será realizado, encerrando as atividades. De acordo com a administração do espaço, cerca de 5 mil pessoas são aguardadas.


Cemitérios municipais

 

Seis dos dez cemitérios administrados pela prefeitura receberam reparos nos últimos dias com o objetivo de dar mais conforto aos visitantes que devem lotar os espaços no dia 2 de novembro. São eles os localizados em Itapuã, Periperi, Paripe, Brotas, Plataforma e Pirajá.


De acordo com o município, os cemitérios públicos de ilhas de Maré, Bom Jesus dos Passos e Ponta de Nossa Senhora dos Frades (Paramana) também receberão as melhorias até o dia de finados.


Entre os reparos realizados nas unidades, estão serviços de capinação, gancheamento, roçagem e pintura. Já os cemitérios de Plataforma, Periperi e Paripe, recebem a reforma da administração, construção de banheiros públicos adaptados para deficientes físicos e de rampas de acesso. Ainda segundo o município, na unidade de Brotas, a capela será reformada.


Sobre a programação para o dia de finados, o chefe do setor de cemitério da Semop,  Denes Henrique, afirmou que apenas a unidade de Periperi divulgou as atividades para o dia. “Todos os cemitérios devem ter atividades, mas apenas o de Periperi informou a programação , que se resume a missas às 9h, 10 e 15 horas.”

Imagem Responsiva










Imagem Responsiva