Paripe.net

Castramóvel realiza atendimento em Paripe



O Castramóvel, serviço ofertado pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), estará estacionado de 4 de junho a 6 de julho na Unidade Básica de Saúde Sérgio Arouca, na Rua Carioca, próximo a estação de trem, em Paripe. O atendimento é feito gratuitamente de segunda a sexta-feira. O responsável pelo animal deve comparecer ao local portando documento de identidade, cartão SUS e caderneta de vacinação antirrábica.

Triagem

O cadastramento e triagem são realizados às segundas e terças-feiras, das 8h às 12h. São distribuídas diariamente 100 fichas para o atendimento e cada pessoa pode levar até três animais. As cirurgias, acontecem às quartas, quintas e sextas-feiras. O animal precisa ter entre seis meses a cinco anos de vida e pesar mais de 1kg.

As fêmeas não podem estar em período gestacional.

Castração

Segundo Aroldo Carneiro, médico veterinário do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), quanto maior adesão a castração dos animais maior o controle de natalidade e combate a reprodução descontrolada, evitando o abandono em via pública. “Quanto menos animais abandonados nas ruas, menos riscos de transmissão de doenças para os seres humanos. É importante sensibilizar à população que o abandono de animais é crime, quem testemunha um animal sendo abandonado deve denunciar em delegacia de polícia”, salientou.

Em 2017, o Castramóvel realizou 6 mil castrações nos 10 bairros percorridos na capital baiana.

Benefícios da Castração

A castração ainda é um assunto que divide opiniões entre os tutores. Mas basta perguntar aos médicos veterinários e todos eles vão indicar o procedimento cirúrgico. 

Os benefícios são inúmeros: previne doenças, reduz a agressividade e agitação, acaba com cios e gestações indesejadas e ainda prolonga a vida do animal.

Imagem Responsiva









Imagem Responsiva