Paripe.net

Castramóvel prossegue atendimento gratuito em Plataforma



Castramóvel prossegue atendimento gratuito em Plataforma
Foto: Reprodução

O Castramóvel, serviço gratuito de castração de cães e gatos da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), prossegue com atendimento até o próximo dia 31 em Plataforma. A unidade está localizada na Unidade de Saúde da Família Antônio Lazzarotto, Avenida Afrânio Peixoto, 4502, antes do Parque São Bartolomeu.
 

O serviço funciona como triagem às segundas e terças-feiras, das 8 às 12h. As cirurgias acontecem de quarta a sexta-feira, também no mesmo horário. Para fazer o procedimento, o responsável pelo animal precisa comparecer ao local com documento de identidade, cartão SUS e caderneta de vacinação antirrábica.
 

Para o atendimento serão distribuídas diariamente 100 fichas e cada pessoa pode levar até três animais. O bichinho precisa ter entre seis meses a cinco anos de vida.
As fêmeas não podem estar em período gestacional, além disso, o animal não pode ter peso superior a um quilo.
 

Balanço – Sob a coordenação do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), o Castramóvel esteve presente em 13 bairros de Salvador apenas em 2016. Nesse período, mais de 6,5 mil castrações foram realizadas. A ação contribui para o controle da população desses animais, além de reduzir transmissão de doenças como a raiva.