Moradores de Paripe recebem nesta terça-feira (3), uma edição especial da Caravana de Direitos Humanos como estratégia do Programa Bahia Pela Paz. A ação itinerante chega ao território do Subúrbio Ferroviário com uma séria de políticas públicas voltadas ao fortalecimento da cidadania local, incluindo formações e a emissão gratuita de documentação civil. As atividades envolvem diversos órgãos públicos e vão acontecer no Colégio Estadual Barros Barreto, na Rua da Austrália, S/N, das 9h às 16h.
A Caravana de Paripe vai envolver e beneficiar moradores de localidades como Tubarão, Estrada da Cocisa, Gameleira, Escola de Menor, Bate Coração, Barro Amarelo, Tororó, Muribeca, Nova Canaã, Bélgica, Vila Naval da Barragem e São Tomé de Paripe. Entre os serviços, haverá emissão de certidão de nascimento e de RG; de Passe Livre Intermunicipal e CIPTEA (Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista); atendimento e orientação do Procon; intermediação de mão de obra; oficinas Crediafro; atendimento em casos de racismo e de intolerância religiosa.
Além da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos - SJDH, que coordena a Caravana, várias outras secretarias participam da ação. Entre elas, a de Segurança Pública (SSP); Administração (Saeb); Promoção da Igualdade Racial (Sepromi); Saúde (Sesab); Planejamento (Seplan); Trabalho, Emprego e Renda (Setre); Educação (SEC) Políticas para as Mulheres (SPM); Relações Institucionais (Serin); Cojuve (Coordenação de Políticas para a Juventude); além de instituições do Sistema de Justiça como Ministério Público e Defensoria Pública e a Arpen (Associação dos Registradores Civis das Pessoas Naturais do Estado da Bahia); Embasa e INSS.
Edição especial - Paripe é o quarto bairro de Salvador a receber uma edição especial da Caravana de Direitos Humanos como estratégia do Bahia Pela Paz. Antes, a ação passou pelas localidades de Águas Claras, Liberdade e São Caetano, totalizando mais de 4 mil atendimentos. O objetivo é fortalecer a interação com as comunidades a patir da oferta de políticas de prevenção social, garantia de acesso à justiça, promoção da cidadania e dos direitos humanos.
Coordenada pela SJDH, a Caravana de Direitos Humanos - Bahia pela Paz é realizada em parceria com diversas instituições públicas municipais, estaduais e federais. A ação é uma introdução do BPP na comunidade, e chega para fortalecer a cultura de paz por meio da prevenção da violência. O programa se insere em uma nova percepção de segurança pública no estado, com foco no combate à violência letal que vitima, principalmente, a juventude negra baiana. De caráter antirracista, o BPP prioriza as camadas mais vulneráveis à violência e à pobreza na sociedade.
Serviços – Os atendimentos da Caravana de Direitos Humanos - Bahia pela Paz incluem emissão de Certidão de Nascimento e Carteira de Identidade (RG); cadastro, informações e consultas sobre o Passe Livre Intermunicipal Digital Para Pessoas com Deficiência; emissão da Carteira de Identificação para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista - Ciptea; atendimento e orientação ao consumidor, com registro de reclamações; atendimento administrativo e serviços da Embasa; atendimentos e orientação pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS); Intermediação para o Trabalho, pelo SineBahia; Cadastramento do ID-Jovem; Ouvidoria da SJDH; Atendimento pelo CrediAfro - política de financiamento de empreendedores negros; e ações do Centro de Referência Nelson Mandela para recebimento de denúncias de racismo e intolerância religiosa são serviços disponibilizados nesta Caravana.