Paripe.net

Capitania dos Portos realiza palestra sobre Segurança da Navegação para pescadores, em Ilha de Maré

Imagem Responsiva


Nesta quinta-feira (19), às 10h, a Capitania dos Portos da Bahia (CPBA) realizará uma palestra no Instituto de Pesca Artesanal, em Ilha de Maré, sobre Segurança da Navegação. O evento, que conta com o patrocínio da Braskem, faz parte da 22ª edição da Campanha Legal no Mar – Navegue com Segurança, que consiste em um conjunto de ações educativas, relativas à segurança da navegação, à salvaguarda da vida humana no mar e à prevenção da poluição do meio ambiente hídrico causado por embarcação.

O patrocínio à campanha Legal no Mar integra uma série de ações da Braskem voltadas para as comunidades no entorno do Porto de Aratu, através do Programa Maré Boa. Entre os objetivos do programa estão a promoção da sustentabilidade pesqueira, educação ambiental, ações de saúde e segurança, apoio a ações socioculturais e vocações regionais e apoio ao empreendedorismo e iniciativas para geração de renda nas comunidades.

A palestra do Legal no Mar abordará os principais tópicos das Normas da Autoridade Marítima (NORMAM); a importância da utilização dos itens de salvatagem, como as boias e coletes salva vidas; a necessidade de se conhecer as condições meteorológicas para se evitar imprevistos no decorrer da viagem; como retirar a Caderneta de Inscrição e Registro (CIR) – documento para conduzir embarcação e os cursos voltados para os pescadores e outros.

De acordo com a Federação dos Pescadores e Aquicultores do Estado da Bahia, existem cerca de 70 Colônias de Pescadores na Bahia. Seis delas estão em Salvador, nas localidades de Plataforma, Itapuã, Paripe, Bom Jesus dos Passos, Ilha de Maré e Rio Vermelho.

Na área de jurisdição da CPBA, que compreende desde Mangue Seco, ao norte, até Mucuri, ao sul, existem 6.073 embarcações de pesca cadastradas e 3.381 pescadores habilitados com o documento válido. Essa extensão possui cerca de 1.100 km da costa baiana, totalizando 30 municípios. Para fiscalizar esta área, a CPBA conta com o apoio das suas Organizações Militares (OM) subordinadas, a Delegacia da Capitania dos Portos em Porto Seguro e em Ilhéus. Juntas, estas três OM realizam um trabalho educativo com o objetivo de conscientizar os condutores das embarcações para se evitar acidentes da navegação.

Para o Capitão dos Portos da Bahia, o Capitão de Mar e Guerra Leonardo Andrade da Silva Reis, “ao longo dos anos a realização das palestras tem se mostrado bastante eficiente, na medida em que contribui para a redução do número dos acidentes. Desde o início da campanha, estima-se que 20 mil pessoas, já tenham assistidos às palestras proferidas pelos militares”.

Em Salvador, locais como Paripe, Ribeira e Plataforma já tiveram palestras realizadas nesta edição da “Legal no Mar”, assim como as cidades de Itaparica, Maraú, Ilhéus, Itacaré, Canavieiras, Aureliano Leal, Anagé e Porto Seguro. Ainda estão previstas palestras nas cidades de Madre de Deus, Maragogipe, Cairu e outras.

A CPBA também realiza palestras direcionadas ao público das marinas, iates clubes e estabelecimentos de treinamento náutico, que, do mesmo modo, recebem as orientações dos militares ao longo da campanha. Para auxiliar a divulgação das informações, durante as palestras são distribuídos informativos como: legislação marítima, segurança e sinalização náutica, material que, também, é distribuído nas ações de Inspeção Naval.

Serviço: Palestra da 22ª Campanha “Legal no Mar – Navegue com Segurança”
Dia: 19 de abril de 2018
Horário: 10h
Local: Instituto de Pesca Artesanal, em Ilha de Maré

Sobre o Programa Maré Boa

Maré Boa é a marca que reúne as ações do Programa de Comunicação e Responsabilidade Social da Braskem no Porto de Aratu. Através do Maré Boa serão realizadas ações sociais, de educação ambiental e valorização da cultura nas comunidades de Candeias e Ilha de Maré, com foco no desenvolvimento regional.

Sobre a Braskem

Com uma visão de futuro global, orientada para o ser humano, os 8 mil Integrantes da Braskem se empenham todos os dias para melhorar a vida das pessoas, criando as soluções sustentáveis da química e do plástico. É a maior produtora de resinas das Américas, com produção anual de 20 milhões de toneladas, incluindo produtos químicos e petroquímicos básicos, e faturamento de R$ 55 bilhões em 2016. Exporta para Clientes em aproximadamente 100 países e opera 41 unidades industriais, localizadas no Brasil, EUA, Alemanha e México, esta última em parceria com a mexicana Idesa.

Imagem Responsiva









Imagem Responsiva