Paripe.net

Campanha leva educação socioambiental à população da Suburbana

Imagem Responsiva


Além do plantio das mudas de árvores, as ações do projeto Suburbana Verde na Avenida Afrânio Peixoto avançam também na campanha de educação socioambiental, realizada junto à população. Uma equipe da Secretaria da Cidade Sustentável e Inovação (Secis), liderada por um engenheiro ambiental, visitou o bairro do Lobato, segundo dos 12 trechos da iniciativa, na segunda-feira (16). A iniciativa visa agregar o apoio dos moradores à ação, assim como informar sobre os benefícios da arborização a ser realizada nos próximos oito meses.

Ao longo dos 14 km da avenida e com investimento municipal de R$589 mil, serão plantadas 1,4 mil mudas nativas da Mata Atlântica, seguindo padrões técnicos descritos no Manual Técnico de Arborização Urbana de Salvador. O documento indica desde a escolha adequada da espécie e o porte de árvore até a abertura de canteiros onde as mudas serão plantadas e a composição dos insumos utilizados.

Para o coordenador da campanha, Fernando Barreto, o processo de arborização da via traz diversos benefícios para a cidade. “O processo de plantio das mudas na Avenida Suburbana é extremamente benéfico para a população, porque embeleza a via e ajuda a controlar a temperatura da região. Essa iniciativa é muito importante para a cidade”, explicou.

Barreto reforça ainda a importância da educação socioambiental na região da Suburbana. “Durante a campanha, verificamos que muitas pessoas plantaram mudas de árvores que não se adequam a vias urbanas, como a amendoeira, que prejudica a limpeza do local, além de não ser a espécie adequada para a arborização de rua. Estamos alertando a população sobre a necessidade de plantar espécies nativas da Mata Atlântica”, destacou.

De acordo com o titular da Secis, André Fraga, a participação popular no processo de arborização da Avenida Suburbana é decisiva. “Podemos dizer que o sucesso do plantio de árvores em áreas urbanas depende muito também da ajuda do cidadão. A Prefeitura faz a sua parte dando a condição para que o plantio ocorra. No entanto, no dia a dia, a atenção de quem mora perto de árvores recém-plantadas conta muito para que a muda se desenvolva e não seja vandalizada. Por isso, esse trabalho de conscientização com os moradores e comerciantes é fundamental para que eles entendam os benefícios de cada árvore plantada, além da importância do projeto para vida de cada um que mora e trabalha ao longo da avenida.”

Adoção – Durante o processo do plantio, quem vive na região da Suburbana pode adotar árvores e colaborar para manter a cidade sustentável. A vendedora e moradora da região do Lobato, Divanil Santos, 64 anos, adotou as plantas e todos os dias colabora com a manutenção das mudas. “É algo muito importante, porque ajuda a preservar a natureza. Com essa plantação, a Suburbana vai ficar mais bonita. Toda manhã eu molho as plantas que eu adotei. Já estou fazendo a minha parte”, contou.

Imagem Responsiva









Imagem Responsiva